História, perguntado por Rakiro1234567, 1 ano atrás

Me ajudem nessas questoes pfv é pra hoje

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaJuliaCraft
1
Questão 1: Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra a Alemanha nazista. Derrotado o inimigo comum, os antigos aliados se transformaram em adversários. Assim, com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tinha início uma guerra nova e diferente: a Guerra Fria.

Questão 2: O Estado de Bem-Estar Social é um modo de organização no qual o Estado se encarrega da promoção social e da economia.

Questão 3: O que foi

Conferências que reúnem as principais potências vencedoras da II Guerra Mundial, ao final do conflito, para redesenhar o mapa político mundial e as áreas de influência de cada uma.

A primeira é realizada de 4 a 11 de fevereiro de 1945, em Yalta, na região da Criméia (Ucrânia), com a participação de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos (EUA), e Josef Stálin, governante da então União Soviética (URSS).

A segunda, entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, ocorre em Potsdam, nos arredores de Berlim, Alemanha, reunindo Stálin, Clement Attlee, do Reino Unido, e o novo presidente norte-americano, Harry Truman.

Em Yalta, são abordadas questões como o tratamento a ser dispensado à Alemanha após a guerra, incluindo sua divisão em zonas de ocupação e a eliminação de sua indústria bélica, e a perseguição aos criminosos de guerra. Também se decide pela criação do Estado polonês e lançam-se as bases para a criação das Nações Unidas.

A URSS concorda em combater o Japão após a derrota final da Alemanha, recebendo em troca áreas de ocupação no Leste Europeu e da Lituânia, Letônia e Estônia.

Na Conferência de Potsdam, a Alemanha e a cidade de Berlim são divididas em quatro zonas de ocupação (sob o comando do Reino Unido, França, EUA e URSS). O país perde extensas porções de seu território, suas Forças Armadas são desmobilizadas e o parque industrial é reduzido. A Coréia é dividida entre os EUA (sul) e URSS (norte) e o Japão se mantém sob ocupação norte-americana.

As conferências têm influência determinante na situação geopolítica das cinco décadas seguintes, durante a Guerra Fria, período no qual as zonas definidas ao final da guerra mantêm-se, de modo geral, inalteradas.

Decisões tomadas em Ialta e Postdam

Em Ialta e Postdam, Roosevelt, Estaline e Churchill reuniram-se com o objetivo de estabelecer as regras que devem sustentar a nova ordem internacional do pós-guerra.

Questão 4:

a) O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

b) A II Guerra Mundial alterou completamente a configuração do mundo. O chamado pós-guerra impunha grandes desafios às populações e governantes de todo o mundo. A grande devastação provocada na Europa e na Ásia necessitava de amplos esforços de reconstrução econômica e social.

c) A economia japonesa teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte-americano, para sua reconstrução. O Japão passou a investir no desenvolvimento industrial e tecnológico, tornando-se na década de 1970 numa grande potência econômica. Atualmente, o Japão possui a 3ª maior economia do mundo (em volume de PIB - referência ano de 2015).

Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa. Além de grandes empresas multinacionais, o Japão conta com um forte sistema bancário.

A infraestrutura (portos, rodovias, geração de energia, etc) japonesa também é muito desenvolvida, fator que colabora muito com o desenvolvimento econômico do país.

A população japonesa possui um elevado poder de consumo, pois os salários pagos pelas empresas japonesas são altos. Logo o mercado interno japonesa é muito desenvolvido, embora as exportações também sejam elevadas.

O Japão é um grande exportador de produtos industrializados, porém ,importa de outros países grandes quantidades de produtos agrícolas e matérias-primas. Isso ocorre, pois com um território pequeno há pouco espaço para a prática da agricultura. No território japonês também existem poucas reservas de recursos minerais.
Perguntas interessantes