O uso de sistemas de medição de desempenho vem sendo cada vez mais considerado como uma técnica relevante de gestão de desempenho, especialmente no processo de revisão de progresso de uma organização, como discutido no capítulo anterior. A avaliação do desempenho pode ser feita sob duas perspectivas: em relação à eficiência; ou em relação à eficácia (CARPINETTI, 2016).
Sobre os conceitos relacionados a desempenho, julgue as afirmações a seguir:
I. A eficiência é uma medida da relação entre produtividade e capacidade efetiva;
II. Capacidade efetiva: é a máxima produção possível dada certa composição de produtos, programação, tempos de paradas de máquina para preparação, manutenção, trocas de turnos, descanso dos trabalhadores etc.;
III. Capacidade real: é a produção realmente contabilizada.
Assinale a alternativa correta.
Ribeiro, CARPINETTI, Luiz C. Gestão da Qualidade - Conceitos e Técnicas, 3ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2016.
Alternativas:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas I e II estão corretas.
c) Apenas II está correta.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas III está correta.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta corresponde a letra a) Apenas I está correta.
Por que a alternativa I é correta?
A avaliação de desempenho tem como objetivo básico melhorar os resultados dos recursos humanos da organização, tendo como objetivos intermediários, a adequação do indivíduo ao cargo, feedback para o funcionário, treinamento, motivação pessoal, incentivo salarial ao bom desempenho, melhoria do relacionamento líder com a equipe, estimulo a maior produtividade e o estabelecimento de metas.
Por que as alternativas II e III são erradas?
Capacidade Efetiva representa a capacidade disponível subtraindo as perdas planejadas (paradas de setup, manutenção preventiva, etc.); enquanto que a Capacidade Realizada é obtida subtraindo da capacidade efetiva as perdas não planejadas.
Quer saber mais sobre Processo produtivo? Acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/26397967