O uso de aditivos aumenta a diversidade de produtos comercializados
Soluções para a tarefa
O uso de aditivos em produtos comercializados servem para conservar, dar forma, sabor, cheiro e textura aos alimentos, por isso é correto o que se afirma nas proposições III e IV, alternativa D
I - Falsa - Não há recomendação de uso e sim um controle por parte da ANVISA
II - Falsa - Existe controle rigoroso
V - Falsa - Não há qualquer função nutritiva para os aditivos.
Aditivos químicos
Utilizados na industria há séculos, são os grandes responsáveis pela durabilidade dos produtos nas prateleiras dos supermercados. Até produtos naturais podem contê-los em menor grau.
Um popular conservante, acredite ou não, é o sal. Comum para conservar proteínas desde os povos antigos até dias atuais.
No Brasil, a Anvisa define aditivo alimentar como sendo qualquer ingrediente sem propósito de nutrir, com o objetivo de conservar e/ou modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais dos alimentos.
Acredita-se que no Brasil quatro em cada cinco alimentos industrializado contenha ao menos um aditivos entre os ingredientes.
A lei determina também que esses aditivos sejam informados em rótulo, a questão está na impossibilidade de entendimento do público. Grande parte dos consumidores não entendem os códigos e nomenclatura das substâncias que tão pouco sabem para que servem e seus riscos.
Impossíveis de serem relacionados com 100% de certeza a doenças, o que os profissionais de saúde recomendam é que para balancear a saúde, o ideal é que se diminua o consumo de alimentos industrializados e se aumente a ingesta de alimentos naturais.
Complemento da questão:
“Os aditivos alimentares desempenham um papel importante no desenvolvimento de alimentos e, portanto, na indústria alimentícia. Entretanto, o uso de aditivos é um tema que desperta a preocupação dos consumidores. Nos últimos anos, os consumidores tornaram-se cada vez mais cautelosos sobre segurança alimentar. Dos vários itens relacionados com esta segurança, os aditivos alimentares estão entre os mais controversos”. VARELA, P., FISZMAN, S. M. Exploring consumers' knowledge and perceptions of hydrocolloids used as food additives and ingredients. Food Hydrocolloids, [s.l.], v. 30, n. 1, p. 477-484, jan. 2013.
A partir da leitura do fragmento, fica evidente a utilização dos aditivos na indústria alimentícia e a preocupação da pop população em relação a seu uso. Assim, e considerando o conteúdo estudado no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I. A permissão para usar aditivos alimentares específicos é recomendada pela ANVISA.
II. A utilização de aditivos é liberada, não tendo tanto controle rigoroso sobre sua fiscalização, pois são seguros para a saúde do consumidor.
III. O uso de aditivos aumenta a diversidade de produtos comercializados.
IV. A ANVISA estabelece os aditivos que podem ser utilizados em alimentos, assim como a quantidade máxima permitida sem oferecer risco à saúde da população.
V. A Portaria n. 540 aprova o regulamento técnico que estabelece a utilização de aditivos alimentares, discriminando suas funções, a ingestão diária aceitável (IDA) e seus limites máximos a serem utilizados.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.IV e V.
b.I, II e V.
c.II e III.
d.III e IV.
e.I e II.
Aprenda mais sobre aditivos químicos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/14593058
#SPJ1