O urânio é 238 vezes mais massivo do que o hidrogênio. Por que, então, o diâmetro do átomo de urânio não é 238 vezes maior do que o do átomo de hidrogênio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Isto se dá porque a massa do urânio é composta em parte por nêutrons que tem carga elétrica nula e portanto não influenciam no diâmetro do raio atômico .O tamanho do raio atômico é influenciado pelo aumento da carga nuclear ,ou seja pelo aumento do número de prótons, e pelo aumento do número de camadas eletrônicas da eletrosfera. O aumento do número de prótons aumenta a carga positiva do núcleo e portanto a força de atração sobre os elétrons, que tem carga elétrica negativa. Por isso o aumento da carga nuclear tende a reduzir o raio atômico pois os elétrons são atraídos para mais perto do núcleo. o outro fator que influencia o tamanho do raio atômico é o aumento do número de camadas eletrônicas pois além de aumentar a distância entre o núcleo e a camada de valência as camadas mais internas impedem que os elétrons localizados na ultima camada eletrônica sintam toda a carga nuclear(este fenômeno se chama blindagem) . Esta situação tende a provocar o aumento do raio atômico pois os elétrons são menos atraídos pelo núcleo .A conjuntura destes dois fatores (carga eletrônica e blindagem ) são o que definem o tamanho do raio atômico.
Na realidade a massa do urânio que influencia no raio atômico é apenas 92 vezes maior que a do átomo de hidrogênio pois esta é a diferença do número de prótons entre estes dois elementos.