“O universo dos Araweté tem sua origem e fundamento na diferenciação entre a humanidade (Bide) e a divindade (Mai). Essa diferença foi criada pela separação entre o céu e a terra, no começo dos tempos. Em consequência de uma querela que opôs os homens aos futuros deuses, estes últimos partiram, levantando o firmamento e levando consigo a ciência da eterna juventude e da abundância sem trabalho. Os humanos, desde então, definem-se como ‘os abandonados’ (...). Tudo que existe sobre a terra
Soluções para a tarefa
Eis o restante da questão:
Durante muito tempo nós, seres humanos, avaliamos sermos superiores à natureza, posto que a utilizamos para suprir nossas necessidades culturais. Contudo, atualmente sabemos dos efeitos nefastos da degradação ambiental. Para analisar e solucionar os entraves da sociedade moderna, podemos contar com o conceito de _____________ proposto pela teoria de Eduardo Viveiros de Castro.
A expressão que preenche a lacuna é perspectivismo ameríndio. Esta teoria, partindo do princípio que todos os seres humanos são igualmente capazes e que toda cultura representa a adaptação máxima do ser humano ao seu meio natural, considera que o estudo detalhado e respeitoso da cultura dos nativos americanos (ameríndios) pode apontar um caminho para a sociedade ocidental superar os atuais problemas ecológicos que já enfrenta.
Consideram-se, assim, os povos nativos como aqueles que, por séculos, souberam sobreviver em uma relação de respeito mútuo com a terra, sem destruí-la para o seu avanço social, de modo que tais ações poderiam ser emuladas para o nosso próprio bem.