O último parágrafo do texto “A conquista da cidadania: um processo em expansão” diz o seguinte: “Sabemos que em nossa sociedade muitas pessoas têm seus direitos formalmente garantidos, ou seja, tem seus direitos garantidos em lei, mas, infelizmente, não exercem todos os seus direitos por motivos de exclusão social ou territorial, segregações, preconceito racial ou de classe, deficiência física ou mental ou pobreza extrema”. A partir deste parágrafo, reflita e a e explique porque a exclusão social, o preconceito, a pobreza ou o fato de ter alguma deficiência física impede que algumas pessoas exerçam sua cidadania?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Exercer cidadania é ser Cidadão, ou , seja , participar da Sociedade .
Se existe preconceito, exclusão, pobreza esses fatos prejudicam a pessoa em questão, pois essas dificuldades impedem que elas participem da Sociedade.
Já no caso da deficiência, a dificuldade de exercer a cidadania e é preconceito que deficientes sofrem a incapacidade de atuar na sociedade, devido aos recursos da Sociedade, como transporte , educação e trabalho para pessoas com necessidades especiais.
Resposta:
Dentre as palavras mencionadas como:exclusão social, o preconceito, a pobreza, etc. A educação tem sido comprovadamente, o caminho mais acertado para combater o preconceito e outros vem do próprio de objeto discriminado. Cada ser humano é um cidadão, e independente de qualquer deficiência ou dificuldade merece ser respeitado e ter o seu direito.