O turismo supera, no contexto global e macroeconômico, as demais atividades econômicas pela capacidade de promover o desenvolvimento sustentável, se destaca por ser um setor com potencial para resgatar e preservar identidades culturais locais, difundir e valorizar conceitos de preservação ambiental, e motivar fluxos turísticos na busca do conhecimento por culturas e lugares diferentes, como alternativa para os períodos de lazer e viagens de negócios. Considerando-se que o diagnóstico macroeconômico da atividade turística deve, buscar interpretar as características do consumo, da produção, dos investimentos e dos impactos do turismo.
Assinale a alternativa correta:
A
Os gastos ou investimentos públicos podem ser divididos em correntes — relacionados à infra-estrutura — e de capital — relacionados ao mercado financeiro.
B
O turismo impacta exclusivamente de forma indireta, em razão do ingresso de recursos no mercado local.
C
A atividade turística requer o envolvimento de poucos recursos para o seu desenvolvimento e, por causa do efeito multiplicador, produz impactos em sua maioria.
D
Um governo, para obter benefícios significativos e potencializar a entrada de divisas por meio do turismo, deve desenvolver as importações.
E
A razão entre o total dos recursos gastos com importação e os recursos recebidos das exportações é chamada de razão de reflexão do turismo (RRT). Em alguns países, essa taxa é tão alta que os governos começam a questionar a viabilidade da atividade turística como fonte de obtenção de divisas econômicas.
Soluções para a tarefa
A alternativa E) é a correta.
O turismo supera, no contexto global e macroeconômico, as demais atividades econômicas pela capacidade de promover o desenvolvimento sustentável, se destaca por ser um setor com potencial para resgatar e preservar identidades culturais locais.
Porém, o turismo é uma fonte muito importante de renda para muitas pessoas e para muitos países, já que é uma forma de captar recursos estrangeiros.
Espero ter ajudado!
Resposta:
E- Apol ja corrigida!
Explicação:
Segundo Rodermel (2014, capítulo 5), a razão entre o total dos recursos gastos com importação e os recursos recebidos das exportações é chamada de razão de reflexão do turismo (RRT). Quanto mais alta essa razão, menos positivo é o efeito multiplicador da atividade turística em um país. Em alguns países, essa taxa é tão alta que os governos começam a questionar a viabilidade da atividade turística como fonte de obtenção de divisas econômicas. Lage e Milone (2001) citam o caso do Caribe, onde, de cada dólar recebido do exterior, apenas 30 cents permaneciam no país, enquanto os outros 70% eram destinados ao pagamento das importações de produtos e serviços para atender ao turista. Um governo, para obter benefícios significativos e potencializar a entrada de divisas por meio do turismo, deve desenvolver a indústria nacional, priorizando a realidade local, produzindo, assim, bens e serviços que utilizem os recursos internos.
Questão 2/10 - Economia do Turismo
Sobre o histórico do pensamento econômico, considera-se que o feudalismo inicia-se no século V, quando os germânicos invadem o império romano que estava fortemente arraigado na Europa. Essas incursões entram na história como as Invasões Bárbaras.
FONTE: RODERMEL, Pedro. Economia do Turismo. Curitiba: Intersaberes, 2014.
De acordo com a evolução histórica do pensamento econômico, é correto afirmar sobre o FEUDALISMO:
Nota: 10.0
A
Não apresentava mobilidade social. Sua estrutura obedecia a uma hierarquia rigorosa. Os senhores feudais, os cavaleiros, os condes, os duques e os viscondes representavam a nobreza.
Você acertou!
Segundo Rodermel (2014, p. 26), a sociedade feudal não apresentava mobilidade social. Sua estrutura obedecia a uma hierarquia rigorosa. Os senhores feudais, os cavaleiros, os condes, os duques e os viscondes representavam a nobreza. A Igreja católica detinha um grande poder, já que era responsável pela espiritualidade da sociedade, sendo a religião uma importante maneira de controle social. A Igreja não arrecadava impostos, porém, tinha liberdade para cobrar dízimos e contribuições diversas. A classe mais baixa da população era formada pelos camponeses e pequenos artesãos, chamados de servos, os quais se tornavam a mão de obra da propriedade. Eles cuidavam da terra, enquanto algumas mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos dos senhores feudais. Os servos pagavam taxas, tributos, dízimos e dedicavam horas do seu trabalho para o senhor feudal e para a Igreja.