Português, perguntado por mihand, 1 ano atrás

O trecho a seguir reproduz a fala de um operario. Leia-o e responda aos de a a c.

 

Os nossos salarios, cum relação ao que nois fazemos e o lucro que os outros tem, é insignificante. Por que acontece isso? Eu tenho que trabaiá trezentos e sessenta e cinco dia por ano. O outro não trabaia nem... nem cem dia, ganha muito mais. Porque eu sô a maquina que dô descanso pra ele.


a) Identifique no texto as duas diferenças mais evidentes em relação ao padrão formal da língua portuguesa.


b) suponha que alguém, depois de ler esse texto, dissesse o seguinte: ''Essa pessoa não sabe falar, não sabe gramatica, por isso comete muitos erros". E você concordaria com essa opinião? Justifique.


c) O fato de o falante do texto não se expressar de acordo com as regras da gramatica normativa não o impede de ter senso critico em relação ao problema que ele analisa. Qual é esse problema e que opinião ele tem a respeito?

alguém responda por favor!!


mihand: dou 35 pontos
marquinhoshbs: Estou esperando os 35 pontos ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por marquinhoshbs
865
a) Erros de grafia/pronuncia: "cum", "trabaia", "sô", "dô".
e erro de concordância verbal: "Os nossos salários... é insignificante." (deveria ser são insignificantes).
b) Concordaria, pois, pelo exposto, ele não faz bom uso da gramática e é esse o motivo dos erros gramaticais.
c) O problema exposto se refere à diferença salarial entre os diferentes cargos e a sua opinião é que a de que se ele trabalha mais do que os patrões - em relação á carga horária - ele deveria receber mais.

mihand: vlwww
Respondido por jalves26
172

a) As duas diferenças mais evidentes em relação ao padrão formal da língua portuguesa, no texto, são em relação à grafia e à pronúncia de algumas palavras e à concordância verbal.

> Exemplos: "trabaia" (trabalha), "cem dia" (cem dias), "sô" (sou), "dô" (dou); "os nossos salários é..." (os nossos salários são...)

b) Resposta pessoal.

Sugestão: Não, pois a fala do operário não está "errada", apenas não está em acordo com a norma padrão da língua portuguesa. Ele se comunica muito bem e sua mensagem pôde ser compreendida perfeitamente.

c) O problema que o operário analisa é a desigualdade e a exploração do trabalho. Ele, operário, trabalha muito e recebe pouco; já o patrão trabalho pouco e recebe muito.

> Dê a sua opinião sobre esse tema.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/8906269

Anexos:
Perguntas interessantes