O Tratado de Versalhes, que determinou o final da Primeira Guerra Mundial,
a) foi um tratado justo, pois, de acordo com seus termos, estabeleceu-se uma nova divisão da Europa, na qual se reconheceu o direito à autodeterminação dos povos balcânicos e das minorias étnicas e culturais da Espanha, Itália e Alemanha, reconhecendo ainda como legítimo o governo dos sovietes instaurado na Rússia pela Revolução de 1917.
b) foi um tratado cuja inspiração se deveu aos chamados “14 pontos” propostos pelo presidente norte-americano Wilson e que estabelecia uma “paz sem vencedores”.
c) ao permitir que a Alemanha mantivesse intactos seus exércitos e sua indústria bélica, bem como que a Alsácia-Lorena, região riquíssima em ferro e carvão, permanecesse em mãos alemãs, já continha o germe da Segunda Guerra Mundial.
d) foi um tratado inócuo, do ponto de vista do rearranjo das forças em jogo nas relações internacionais, uma vez que não extinguiu os três grandes impérios que dominaram a cena política europeia durante o século XIX: o Império Alemão, o Império Austro-húngaro e o Império Russo.
e) revela um enorme espírito revanchista da França, além de humilhar os alemães e reduzir sua economia e capacidade produtiva ao mínimo. Seus termos podem ser considerados como o “caldo de cultura” ideal para o futuro desenvolvimento e propagação da ideologia nazista.
justforthebois123:
Resposta: e) revela um enorme espírito revanchista da França, além de humilhar os alemães e reduzir sua economia e capacidade produtiva ao mínimo. Seus termos podem ser considerados como o “caldo de cultura” ideal para o futuro desenvolvimento e propagação da ideologia nazista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
alternativa e)revela um enorme espírito revanchista da França, além de humilhar os alemães e reduzir sua economia e capacidade produtiva ao mínimo. Seus termos podem ser considerados como o “caldo de cultura” ideal para o futuro desenvolvimento e propagação da ideologia nazista.
Perguntas interessantes