História, perguntado por martabrison7, 10 meses atrás

O Tratado de Versalhes (28/06/1919), após a Primeira Guerra Mundial, estabeleceu os princípios básicos que deveriam nortear as relações Internacionais, EXCETO:

(a) Dentre os arranjos territoriais destacam-se: a devolução da Alsácia-Lorena à França, a entrega de Dantzig à recém-constituída República da Polônia, com a consequente criação do "corredor polonês" que separou a Prússia Oriental do restante da Alemanha.

(b) Responsabilidade alemã pelo desencadeamento da guerra e, em consequência, sua obrigação de arcar com "reparações" aos vencedores, quer em equipamentos, quer em dinheiro.

(c) Medidas militares visando privar a Alemanha de seu poderio bélico: redução de efetivos, proibição de artilharia pesada, de aviação militar; de submarinos e encouraçados.

(d) Criação da Liga das Nações para assegurar a execução dos tratados de paz e dirimir novos conflitos internacionais graças ao firme apoio dos Estados Unidos da América, sob a presidência de W, Wilson.

(e) Instituição do sistema de "mandatos" da Liga das Nações para assegurar o controle e administração das antigas colônias alemãs na África, Ásia e Oceania.

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiagoncalves2009
0

Resposta:

Explicação:

O tratado firmado na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes encerra a guerra entre a Alemanha e os Aliados. A Alemanha, sem voz ou voto, é apontada como única responsável pelo conflito. Dividido em dois pelo corredor de Danzig, que deixa isolada a Prússia Oriental, o Império Alemão desmorona ao perder 15% de seu território (incluindo a Alsácia-Lorena, recuperada pela França, que a havia perdido em 1870) e 10% de sua população. Também perde todas as suas colônias, além de ser obrigada a pagar pesadas "reparações" econômicas, principalmente para a França. O território ("Land") de La Sarre fica sob controle da Liga das Nações, criada por iniciativa do então presidente americano, Woodrow Wilson, para que as potências resolvessem suas divergências amistosamente. Humilhada, a Alemanha recebe com hostilidade o "Diktat" de Versalhes, que vai alimentar o rancor e a propaganda nazista.Continua depois da publicidade

- Saint-Germain-en-Laye (10 de setembro de 1919):

O Tratado de Saint-Germain-en-Laye entre os Aliados e a Áustria desmembra o Império dos Habsburgo, construído ao longo de 700 anos, transformando-o em um punhado de Estados novos, ou parcialmente novos, segundo o princípio do presidente Wilson do "direito dos povos à autodeterminação". Essa divisão será fonte de inúmeros conflitos posteriores. A Tchecoslováquia reúne tchecos e eslovacos, mas também minorias importantes como a alemã na Boêmia, ou a húngara na Eslováquia. A Romênia cresce com a Transilvânia e a Bessarábia. A Iugoslávia reúne os eslavos do sul. A Polônia recebe a antiga Galícia austríaca e os territórios tirados da Alemanha, como Posen (atual Poznan), ou Alta Silésia. Do velho império restam apenas uma pequena Áustria (83.000 km2 e 6,5 milhões de habitantes), em sua parcela de língua alemã, e uma pequena Hungria (92.000 km2 e 8 milhões de habitantes).

Espero ter ajudado


martabrison7: seria qual alternativa??
Perguntas interessantes