"O trabalho pedagógico secundário (escola) depende muito do trabalho pedagógico primário, constituindo-se como uma sequência do mesmo. Os autores Bourdieu e Passeron denunciam na escola uma espécie de "ideologia da recusa", isto é, a escola recusa-se a aceitar que há uma pré-história, anterior a ela". ROSENDO, Ana Paula. Resenha. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. LusoSofia:press: Covilhã, 2009, p.10. A citação acima refere-se à teoria da reprodução, construída a partir das pesquisas de Bourdieu e Passeron. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar: Selecione uma alternativa: a) Os alunos filhos de trabalhadores têm uma tendência maior a encontrar resistências no espaço escolar, pelos seus servidores e a própria instituição, haja visto que este espaço seria o espaço de socialização a partir da cultura e ideologias dominantes. b) A escola, como instituição neutra, não reproduz desigualdades de classe, mas precisa trabalhar suas discussões sobre gênero e sexualidade. c) Todos os alunos da escola trazem os mesmos habitus de sua socialização primária. d) A escola é o espaço onde os educadores utilizam-se de todos os tipos de violência para exercer sua autoridade e poder. e) Os educadores culturalmente estão abertos a compreender a diversidade de estudantes que chegam ao ambiente escolar
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Resposta:
alternativa A - Corrigida pelo Sistema
Explicação:
jaquicelijara:
Aap4 sociologia da educação 1D 2B 3B 4A
Respondido por
12
Letra A.
Em se tratando da ideologia da recusa, os filhos dos trabalhadores são aqueles mais prejudicados a encontrar espaços de socialização nas escolas, haja vista que ainda existe o discurso de preconceito e tolerância por conta da cultura das classes dominantes.
Por conta disso, é preciso que se trabalha no contexto de sala de aula, a importância da valorização das diferenças, para que estas atitudes sejam reprimidas e eliminadas.
Perguntas interessantes