O trabalho de um psicólogo hospitalar pode se dar de diversas maneiras, organizado de acordo com as demandas da instituição e os objetivos da assistência. O trabalho hospitalar pode ser gerido de acordo com a posição que o psicólogo ocupa na equipe, como este transita entre os diferentes ambientes e como este realiza seus trabalhos assistenciais. São considerados modelos possíveis de atuação dentro da Psicologia Hospitalar: Escolha uma: a. Assistência ao paciente e assistência ao grupo familiar. b. Interconsulta e atendimento sob demanda do paciente. c. Psicoterapia breve e psicoterapia ambulatorial pós alta hospitalar. d. A Psicanálise e a Terapia Cognitiva Comportamental. e. Modelo clínico e de atenção integral à saúde.
Soluções para a tarefa
Alternativa C é a correta!
No sistema hospitalar, pela demanda altíssima de pessoas, é preciso ocorrer a psicoterapia breve, ou seja, retirar o sofrimento e a crise de paciente quando ele está ocorrendo, e não pode se ter uma terapia longa, pois esse tipo de abordagem não se cabe no sistema hospitalar.
Para tanto, a psicoterapia ambulatorial é recorrente em todos os hospitais, pois é apenas um acompanhamento após a alta que o paciente tem do hospital.
A alternativa A, ESTA INCORRETA, porque, não apenas uma assistência ao paciente e ao grupo familiar, mas sim, um acompanhamento de suas angustias e pensamentos, que decorre de falar com a família.
A alternativa B, ESTA INCORRETA, não faz parte uma Inter consulta, pois, a mesma, é feita para o paciente dar entrada no hospital, logo, isso é feito por um médico responsável. O psicólogo é apenas responsável para averiguar a demanda do paciente e tratar de sua crise momentânea.
A alternativa D, ESTA INCORRETA, porque a abordagem que o psicólogo precisa ter, varia de hospitais para hospitais. Existe alguns hospitais que aceitam a psicologia T.C.C (Teoria Cognitiva Comportamental) e outras que aceitam a Psicanalise, entretanto, não são apenas essas, existe, a Sistêmica, bastante utilizadas em hospitais.
A alternativa E, ESTA INCORRETA, como dito na dissertativa C, a demanda em hospitais é sempre muito grande, e é utilizada a psicoterapia breve, entretanto, em algumas unidades da UNIMED, esse tipo de demanda é aceita, mas são pra pacientes específicos.