O trabalho como princípio educativo vincula-se, então, à própria forma de ser dos seres humanos. Somos parte da natureza e dependemos dela para reproduzir a nossa vida. E é pela ação vital do trabalho que os seres humanos transformam a natureza em meios de vida. Se essa é uma condição imperativa, socializar o princípio do trabalho como produtor de valores de uso, para manter e reproduzir a vida, é crucial e “educativo”. Fonte: FRIGOTO, G; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A Política de Educação Profissional no Governo Lula: Um percurso histórico controvertido. Educação e Sociedade, Campinas, vol.26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - Out. 2005. Disponível em: . Acesso em 08 Fev 2018. A partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir. I. O trabalho é parte fundamental da ontologia do ser social. II. A educação exerce sua influência para direcionar o modo de produção. III. A escolarização configura credenciais de entrada no mundo do trabalho. IV. No Brasil, a relação entre conhecimento e atividade produtiva ocorre principalmente no ensino fundamental. É correto apenas o que se afirma em Escolha uma: a. I e III. b. I e IV. c. I, II e III. d. II, III e IV. e. II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
a. I e III.
No Brasil, existe uma relação muito proporcional entre o grau de escolarização e a maior facilidade para o mundo do trabalho, visto que o trabalho intelectual ou braçal, exigem um mínimo conhecimento adquirido pelo processo de escolarização.
Diante disso, é preciso que os indivíduos reconheçam a importância do trabalho para a sua efetivação e ascensão laboral, quanto social, visto que o individuo passa a se reconhecer como um cidadão efetivo dentro da sociedade.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás