Pedagogia, perguntado por Cintianunes, 1 ano atrás

O trabalho com o nome próprio é essencial no processo de alfabetização. Considerando essa afirmação, analise as asserções a seguir.




d.
I, III e IV.





No âmbito educacional, a mudança do foco das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança, entendendo-a como sujeito cognoscente, foi promovida por qual pensamento?





d.
Construtivista.


Em relação ao conceito de educação bancária, conforme a proposta de Paulo Freire, é correto afirmar que:





b.
o aluno é visto como um recipiente vazio e passivo.


Em suas aulas, a professora Maria Sueli exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didático que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expressões novas. Analisando essa prática, é correto afirmar que a professora Maria Sueli:




e.
equivoca-se ao supor que copiar de forma mecânica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita.





A respeito do conceito de currículo oculto, analise as afirmações a seguir.



I. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que fazem parte do currículo oficial e contribuem de forma explícita para aprendizagens cognitivas relevantes.

II. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.

III. O que se aprende no currículo oculto são aspectos relacionados à dimensão cognitiva.

IV. O que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente, atitudes, valores, comportamentos e orientações.

V. O currículo oculto é um artefato, um componente social que não apresenta grandes impactos e relevância no contexto educacional.




c.
apenas as afirmativas II e IV.


A professora Betina, do Primeiro ano do Ensino Fundamental da EMEF Rui Barbosa, preocupada em cumprir os dispostos na Resolução 1, de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, explicou para os seus alunos o que foi a escravidão, que os negros sofreram muito, que são um povo vitimizado e pobre. Em seguida, ensinou uma quadrinha que enaltecia a figura da princesa Isabel e deu um desenho de um homem negro com os braços para cima, com correntes rompidas, correndo feliz por um campo. A respeito da prática da professora é correto afirmar que:




Resposta Selecionada:
d.
a escolha é equivocada, pois reforça estereótipos, preconceitos e lacunas no conhecimento da história. A ação da professora pode ser considera «deformante» ao invés de formadora.


De acordo com a Unesco, o currículo inclui aquilo que é aprendido e ensinado (contexto), como é oferecido (métodos), como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos utilizados (livros, por exemplo).



PORQUE



O currículo deve ser construído levando em consideração todo o contexto social e real dos envolvidos. Não se pode pensar em currículo sem avaliar sua sustentação teórica e sua execução.



Resposta Selecionada:
b.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Emília Ferreiro e Ana Teberosky desenvolveram pesquisas acerca da aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a teoria dessas autoras, é correto afirmar que:



Resposta Selecionada:
d.
no processo de alfabetização, a criança passa por níveis de conceituação que revelam suas hipóteses a respeito da escrita.


Se concordarmos com Tomaz Tadeu da Silva (apud GOODSON, 1995), que o processo de fabricação do currículo não é um processo lógico, mas um processo social, no qual convivem lado a lado fatores lógicos, epistemológicos, intelectuais, determinantes sociais menos “nobres” e menos “formais”, pode-se concluir que este processo se dá em um espaço:




Resposta Selecionada:
a.
conflituoso e ativo, no qual se travam lutas decisivas por hegemonia e pelo domínio dos processos de significação das culturas.


Atualmente, a informação está ao alcance de um clique ou de um toque em aparelhos como computadores e telefones celulares. Diante disso, o desafio do fazer docente não é mais transmitir informação meramente. O grande salto qualitativo do fazer docente, que pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, é a transformação da informação em conhecimento. A esse respeito considere as afirmações seguintes.
Estão corretas as afirmações:



Resposta Selecionada:
b.
I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por JaquelineScherrer
12
Obrigada, encontrei a maioria no meu TI.




deborahrmartins: obrigada me ajudou muitoooo!!!!
Perguntas interessantes