O trabalho com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) leva em consideração a realidade do educando, suas experiências, opiniões e sua história de vida. Nesse sentido, educador e educando mantém uma relação, segundo Paulo Freire, dialógica. Desse modo, a alfabetização ocorre para além do campo cognitivo. Ela deve acontecer, também, nos âmbitos social, cultural e político. Sobre esse assunto, leia as assertivas a seguir.
I - Segundo os estudos de Paulo Freire, a visão ingênua que os indivíduos têm da realidade, torna-os submissos, na medida em que, não sabendo que podem transformá-la, sujeitam-se a ela.
II - A descrença da possibilidade de intervenção na realidade é alimentada pelas cartilhas e manuais escolares, que colocam homens e mulheres como observadores passivos.
III A partir do sistema de ensino desenvolvido por Paulo Freire, educador e educando interagem, podendo, assim, criar novos métodos de aprendizagem por meio dos quais o alfabetizador trabalha o conteúdo a ser ensinado: a escrita.
IV - O pensamento de Paulo Freire rompeu com a relação cristalizadora de dominação, buscando pensar a realidade dentro do universo do educando, considerando assim, a linguagem e a história da coletividade.
Assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Mesmo marcando todas a alternativas eu errei
Em relação ao EJA e a teoria de Paulo Freire é correto afirmar que as alternativas II, III e IV estão corretas, sendo que a visão que o individuo possui em relação à realidade não é nada ingênua e nem torna esse ser submisso ou o faz se sujeitar a ela.
O EJA e a teoria de Paulo Freire
A teoria de Paulo Freire foi a responsável por implementar uma nova visão em relação à educação de jovens e adultos. A teoria libertadora de Paulo Freire defende:
- O diálogo;
- a autonomia;
- a busca pelo conhecimento;
- o respeito a tudo aquilo que o estudante vivencia fora da escola e dentro dela.
Conforme o teórico, todos aqueles estudantes que passaram da fase considerada própria para o estudo, e procuraram voltar a estudar, estão em busca do saber. Desse modo, torna-se importante que o conhecimento seja significativo para aquele que aprende.
Outra questão que Paulo Freire defende para a educação dos jovens e adultos é a motivação para o desenvolvimento da criticidade, ou seja, os seres devem refletir sobre a realidade e, caso necessário, a modificar.
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