O totalitarismo era um regime político que se caracterizava pela máxima intervenção do governo na sociedade. As relações sociais eram reguladas pelo Estado e o cotidiano era rigidamente policiado, uma das marcas do terror. A propaganda ideológica era intensa e todos os meios de comunicação eram fortemente controlados. Outra característica marcante do totalitarismo era o partido único; outras posições políticas não eram aceitas, senão a predominante, e os opositores eram perseguidos como inimigos nacionais.
BRAICK. P.R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2007. p. 562.
O totalitarismo desenvolveu-se no mundo principalmente no período entre a I e II Guerras Mundiais. Qual dos países indicados abaixo não pode ser considerado como totalitário?
a) Alemanha nazista
b) Itália fascista.
c) URSS stalinista.
d) Inglaterra de Churchill.
e) Espanha de Franco.
Soluções para a tarefa
Respondido por
204
Dos países mencionados o único que não se encaixa em nenhum dos aspectos que definem um Estado Totalitário (governo de partido único, supressão da dissidência política, e regulação estrita das relações sociais por parte do Estado, que discriminava o papel que cada um deveria cumprir para a "saúde" do corpo social) é a Inglaterra.
Tanto os regimes fascistas de Franco, Hitler e Mussolini quanto a União Soviética de Stálin tinham, pelo menos, algumas, se não todas, as características mencionadas.
É correta a alternativa D.
Respondido por
69
Resposta:letraD
Explicação:
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás