Administração, perguntado por marciasoaresdejad, 10 meses atrás

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias.


Sobre o tombamento, você diria que:

I. O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo
II. Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi
III. É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio
IV. Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira

Estão corretas as afirmações:
I e IV.
II e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
153

A alternativa correta é a I, II e III.

A expressão Tombamento e Livro de Tombo, provém do Direito Português, onde a palavra tombar tem o sentido de registrar, inventariar inscrever bens nos arquivos do Reino.

Tal inventário era inscrito em livro próprio que era guardado na Torre do Tombo, a torre albarrã, do castelo de São Jorge, em Lisboa (Portugal).

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.

Espero ter ajudado.

Respondido por delares10
285

Resposta:

Correta I e IV.

Explicação:

A Festa do Boi é um patrimônio cultural imaterial e por isso não pode ser tombado. O tombamento preserva a memória, mas não lhe atribui qualquer conceito de lógica.

Perguntas interessantes