Biologia, perguntado por Joaolopes3435, 5 meses atrás

O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo. Três genes situados num mesmo locus cromossômico (alelos múltiplos) condicionam o tipo sanguíneo em humanos: IA, IB e i. IA e IB são dominantes em relação a i, porém não apresentam dominância entre si. O sistema Rh é determinado por um par de genes alelos com dominância completa. O alelo R é dominante e o r recessivo. Assim os possíveis genótipos para o sistema Rh são: RH (RR ou Rr) e RH – (rr)". Em uma família, em que a mãe possui sangue A e o Pai sangue O , assinale a alternativa que apresenta a probabilidade do tipo sanguíneo de seus filhos

Soluções para a tarefa

Respondido por guipcoelho
0

Considerando um casal que mulher e o homem apresentam sangue do tipo A+ e O+, respectivamente, tanto a alternativa B quanto a D podem estar corretas, pois o casal pode gerar filhos com 100% de probabilidade de sangue A+, bem como podem ter 50% de probabilidade para sangue A+ e 50% para O+, de acordo com seus genótipos.

Sistema ABO

O sistema ABO é o sistema mais utilizado para a classificação dos grupos sanguíneos humanos, sendo baseado na presença de aglutinogênios nas hemácias. Os aglutinogênios podem ser do tipo A ou do tipo B.

Pessoas com sangue tipo A possuem apenas aglutinogênios do tipo A, pessoas com sangue tipo B possuem apenas aglutinogênios do tipo B, enquanto pessoas com sangue AB possuem ambos os tipos de aglutinogênios e pessoas com sangue tipo O não possuem aglutinogênios.

A herança dos tipos de aglutinogênios é condicionada por três possíveis alelos em um único gene, sendo os seguintes alelos:

  • Alelo A: alelo dominante, condiciona a produção de aglutinogênio tipo A;
  • Alelo B: alelo dominante, condiciona a produção de aglutinogênio tipo B;
  • Alelo i: alelo recessivo, não condiciona produção de qualquer tipo de aglutinogênio.

Este é um exemplo clássico de codominância, pois os alelos A e B são igualmente dominantes, podendo manifestar-se juntos no fenótipo. Já o fator Rh apresenta um padrão de herança mais simples, com o alelo dominante R condicionando o fator positivo e o alelo recessivo r condicionando o fator negativo.

Diante do exposto, podemos concluir que uma pessoa com sangue tipo A+, como é o caso da mulher apresentada no enunciado da questão, pode possui quatro possíveis genótipos: AARR, AARr, AiRR, ou AiRr.

Por sua vez, uma pessoa com sangue O+ pode possuir dois genótipos: iiRR ou iiRr. Neste sentido, sem saber os genótipos exatos de cada pessoa, temos um total de oito cruzamentos possíveis. Abaixo, são exemplificados dois destes possíveis cruzamentos:

1) AARR × iiRR

     AR

iR | AiRR

Resultado: probabilidade de 100% de sangue A com fator Rh positivo.

2) AiRR × iiRR

      AR    | iR

iR | AiRR  | iiRR

Resultado: 50% de sangue tipo A, 50% sangue tipo O, 100% com fator Rh positivo.

Assim, podemos concluir que há dois possíveis cenários que condizem com as alternativas apresentadas no enunciado da questão. Deste modo, tanto a alternativa B como D podem refletir a probabilidade real de possíveis tipos sanguíneos para filhos deste casal, já que não há como saber o genótipo exato de cada um deles.

Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:

“O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo. Três genes situados num mesmo locus cromossômico (alelos múltiplos) condicionam o tipo sanguíneo em humanos: IA, IB e i. IA e IB são dominantes em relação a i, porém não apresentam dominância entre si. O sistema Rh é determinado por um par de genes alelos com dominância completa. O alelo R é dominante e o r recessivo. Assim os possíveis genótipos para o sistema Rh são: RH + (RR ou Rr) e RH – (rr)”. Em uma família, em que a mãe possui sangue A+ e o Pai sangue O+, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade do tipo sanguíneo de seus filhos. Escolha uma:

a. 100% sangue A e 50 % RH negativo.

b. 50% sangue A e O e 100 % RH positivo.

c. 50 % sangue A e O e 50 % sangue RH negativo.

d. 100% sangue A e 100% RH positivo.

e. 50% sangue A e O e 50 % sangue RH positivo."

Você pode continuar estudando sobre o sistema ABO aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35120467

#SPJ4

Perguntas interessantes