O tipo de desenvolvimento embrionário entre as espécies depende muito do tipo de ovo que o animal produz e das necessidades de vitelo dos embriões, de acordo com o meio em que irão se desenvolver. Analisando os tipos de ovos representados na figura, em relação à distribuição e à quantidade de vitelo existente, podemos afirmar que: A o ovo 1 pertence a animais que retiram alimento diretamente da mãe e a animais possuidores de larvas, as quais retiram alimento da natureza. B o ovo 2 origina animais que, ao nascer, não se assemelham ao adulto, passando por várias metamorfoses para completar o seu desenvolvimento. C o ovo 3 é dotado de reservas suficientes para a nutrição do embrião e caracteriza os animais cujo desenvolvimento ocorre totalmente dentro do ovo. D o ovo 1 e o ovo 3 possuem quantidade e distribuição de vitelo que promovem uma segmentação com divisões celulares mais lentas. E a sequência desses tipos de ovos demonstra um caráter evolutivo crescente na escala zoológica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A RESPOSTA CORRETA É A LETRA A - a) o ovo 1 pertence a animais que retiram alimento diretamente da mãe e a animais possuidores de larvas, as quais retiram alimento da natureza.
Explicação:
A questão mostra três tipos de ovos que possuem diferentes segmentações.
Tipo 1: Ovo oligolécito (ou isolécito)
Ocorre em: mamíferos, invertebrados marinhos, equinodermos
Tipo de segmentação: holoblástica igual
Tipo 2: Ovo telolécito (ou megalécito)
Ocorre em répteis, aves e alguns peixes
Tipo de segmentação: meroblástica discoidal
Tipo3: Ovo heterolécito
Ocorre em: anfíbios, moluscos e alguns peixes
Tipo de segmentação: holoblástica desigual
Assim como você falou, quanto maior a quantidade de vitelo, mais lenta será a segmentação, porém, o ovo do tipo 1 (oligolécito), tem pouco vitelo (só atentar ao prefixo -oligo = pouco). Assim, sua divisão ocorrerá de forma mais rápida, e não lenta como diz a alternativa d.
Já a divisão do ovo 3 acontece exatamente como você falou: pouco vitelo no polo animal permite segmentação mais rápida; mais vitelo no polo vegetal, segmentação mais lenta.
Em relação à sua segunda pergunta, alguns invertebrados marinhos passam pela fase larval, apresentando o ovo tipo 1.