o texto que relata" vários conceitos estão implicados no tema da identidade cultural" quais são eles
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nunca deixo tão facil assim vai ter que procurar nesse textão
A identidade cultural é um modo de identificação e união entre pessoas, mas pode também ser usada para mais preconceitos.
Como nos vemos? Como os outros nos veem? Qual é a imagem que prevalece sobre “nós”? Essas são algumas perguntas que envolvem a identidade cultural. Ou seja, trata-se de fazer parte de uma “cultura” aos olhos de outros e também se identificar com ela.
O que é identidade cultural?
A identidade cultural diz respeito às representações de um “povo” ou uma “cultura”, bem como o sentimento de pertencimento em relação a eles. Desse modo, ela não vem com o indivíduo ao nascer, mas é construída ao longo da vida em relação aos outros.
Assim, a identidade cultural serve para unir diferentes pessoas em torno de uma representação de sua cultura. Em muitos casos, ela é importante para defender direitos de sobrevivência, como é o caso dos povos indígenas no Brasil.
Identidade cultural brasileira
A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. Afinal, apesar de mais de 50% da população brasileira ser negra, pouco sabemos sobre a história da África, por exemplo.
Além disso, é importante lembrar que os povos indígenas geralmente não fazem parte do imaginário sobre a identidade brasileira. Erroneamente, os indígenas são considerados o “passado” do país, como se estivessem destinados a desaparecer em algum momento – o que não é verdade.
Então, como se constrói a identidade cultural? Isso ocorre sobretudo por um processo político. Ou seja, a imagem do “brasileiro” não representa toda a diversidade existente no país – qual, então, prevalece na fala das pessoas? Com qual “cultura” nos identificamos?
No Brasil, esse é um tema importante e retratado por muitos autores. Confira, por exemplo, a obra literária Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.
Identidade cultural no séc. XXI
Se no Brasil é difícil estabelecer qual é a identidade cultural – e nem devemos impor uma, já que o processo é político –, o mundo todo enfrenta uma efervescência de identidades. Uma das causas são as novas tecnologias de informação e comunicação.
Atualmente, pessoas de diversos lugares trocam informações e compartilham experiências. Logo, indivíduos de origens muito diferentes podem se identificar com “culturas” que antes poderiam nem conhecer.
Assim, mesmo que um indivíduo saiba o que é a identidade de um povo e se sinta pertencente a uma, ele pode se identificar com várias outras. Ou, ao contrário, pode acabar caindo em um fundamentalismo de modo racista, sendo intolerante com as diversas culturas.
Principais conceitos
A essa altura, é possível notar que vários conceitos estão implicados no tema da identidade cultural. Assim, veja abaixo alguns termos destrinchados que são importantes de entender para debater esse assunto:
>Cultura:é a forma simbólica em que seres humanos organizam e deixam para as futuras gerações seus modos de vida. No entanto, não se pode pensar que as culturas são coisas rígidas e imutáveis. Na verdade, dentro de uma própria “cultura”, existe uma variedade de padrões de comportamento, bem como irregularidades.
>Identidade:é algo que se é em relação aos outros; por exemplo: ser mãe, ser mulher, ser professora etc. Nessa dinâmica, é possível identificar alguns como iguais a você, e outros como diferentes, ou até mesmo opostos. É importante notar que as identidades não vêm ao nascer, mas são construídas ao longo da vida e também variam.