O texto “Contos de fadas e memória popular”, de Nelly Novaes Coelho, cuja leitura foi indicada nesta unidade, explica a razão de fábulas como “O Lobo e o Cordeiro” seguirem tão vivas entre nós. Assinale a alternativa que contém tal justificativa.
Soluções para a tarefa
c. as fábulas são alimentadas de uma sabedoria prática que não envelheceu, pois se fundamenta na natureza humana, e esta, como sabemos, continua a mesma, através dos milênios.
A questão está incompleta, abaixo acrescento as alternativas:
“a. as fábulas trazem em si uma moralidade única, essencial para doutrinar crianças e jovens e isso justifica sua permanência como leitura obrigatória nas escolas.
b. as fábulas, por meio dos personagens animais, representam parcialmente a essência humana, pois os animais não são capazes de realizar tudo que os homens realizam e, por isso, não suprem totalmente nossa necessidade de fantasia.
c. as fábulas são alimentadas de uma sabedoria prática que não envelheceu, pois se fundamenta na natureza humana, e esta, como sabemos, continua a mesma, através dos milênios.
d. as fábulas relatam as relações de interesse e disputa entre os animais e, por isso, seu alcance é limitado.
e. as fábulas são alimentadas de uma sabedoria prática que já envelheceu, pois a natureza humana já modificou-se grandemente e, por essa razão, elas estão desatualizadas.”
O motivo pelo qual as fábulas “O Lobo e o Cordeiro” seguirem tão vivas é que esse gênero textual se alimenta de sabedoria prática que não envelhece. Dessa forma, os conteúdos e lições que as fábulas transmitem sempre são interessantes para o ensino de crianças e adolescentes.
Mesmo após séculos, as fábulas continuam as mesmas. Pois a sabedoria prática que transmitem possui fácil entendimento para quem as lê ou escuta. E os ensinamentos que transmitem são extraídos de modo natural.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c.
Bons estudos!