História, perguntado por juliajgsr, 9 meses atrás

O texto apresenta informações sobre as exportações brasileiras, no contexto do século XIX.



Representando apenas 19,6% das exportações brasileiras em 1822 (com a média de 18,4% nos anos 1820), o café passou a liderar as exportações brasileiras na década dos 1830 (com 28,6%), assumindo assim o lugar tradicionalmente ocupado pelo açúcar desde o período colonial. Nos meados do século XIX, passava a representar quase a metade do valor das exportações e, no último decênio do período monárquico, alcançava 61,5%.

Sérgio Buarque de Holanda (org.). História geral da civilização brasileira. II. O Brasil Monárquico. 4. Declínio e queda do império. Rio de Janeiro: Difel, 1985, p. 119-126.



Com base nos dados expostos pelo texto e considerando o período do Segundo Reinado brasileiro, pode-se afirmar que os produtores de café se diferenciavam dos açucareiros, visto que os cafeicultores


(A)
ocuparam, massivamente, o sertão nordestino ao invés das áreas costeiras, como faziam os produtores de açúcar.


(B)
investiam parte do lucro em obras de infraestrutura, como em linhas férreas e na navegação, para dinamizar o transporte do café.


(C)
não utilizavam a mão de obra escravizada em suas propriedades, em oposição ao sistema implementado nos engenhos de açúcar, que era altamente escravagista.


(D)
não demonstraram interesse em exercer influência na vida política, pois se dedicavam somente ao cultivo do café.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunafcsbubu
2

Resposta:

Creio que seja a letra b

Explicação:

;)


daysianemichelle87: E A LETRA B
Perguntas interessantes