História, perguntado por dudamunizbaleeiro202, 10 meses atrás

O texto apresenta alguns dos ideais da Conjuração Baiana.

A Revolta dos Búzios, também chamada de Revolução dos Alfaiates, Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana, reuniu pessoas que sonhavam e lutavam pela instauração de uma república democrática e justa, e pelo fim da escravidão. Sem dúvida, foi um dos mais importantes movimentos libertários do país. Isto porque representou, ao mesmo tempo, os anseios populares de melhoria de vida e as lutas anticoloniais contra monopólios e privilégios portugueses que prejudicavam as classes médias locais e aumentavam o custo de vida.

TAVARES, Luís H. D. A noite dos condenados. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ano 2, n. 15, p. 77, dez. 2006.

Entre os elementos iluministas que influenciaram na Conjuração Baiana, destacam-se

(A)
a democracia, o colonialismo e a manutenção da escravidão.

(B)
a continuidade do monopólio português, o fim da escravidão e a liberdade de expressão.

(C)
a igualdade, o fim da escravidão e o fim dos privilégios absolutistas.

(D)
a manutenção dos privilégios portugueses e da escravidão e a instauração de uma república.

(E)
a continuidade dos privilégios absolutistas.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaa3597
26

Resposta: C

Explicação:

A conjuração Baiana de 1798, conhecida também como revolta dos alfaiates, foi uma das mais populares rebeliões do período Colonial, por propor a emancipação de Portugal, instauração de uma república, o fim da escravidão, e liberdade do comércio. S conjuração Mineira e a Conjuração baiana possuem em comum, os fatos de evidenciar a crise das relações entre a metrópole e a colônia e visar a independência politica das regiões que representavam.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes