História, perguntado por isabella14651, 11 meses atrás

o texto acima escrito provavelmente por volta de 1823/1824 é a parte é parte de uma carta sobre a independência do Brasil enviada por um observador europeu de Dom Pedro VI

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
137

Olá!

A questão está incompleta. Abaixo acrescento a mesma completa:

“(UFPI)  "... todos os brasileiros, e sobretudo os brancos, não percebem suficientemente que é tempo de se fechar a porta aos debates políticos (...). Se se continua a falar dos direitos dos homens, da igualdade, terminar-se-á por pronunciar a palavra fatal: liberdade, palavra terrível e que tem muito mais força num País de escravos que em qualquer outra parte ..." (MOTA, Carlos Guilherme (org.). "1822: dimensões". São Paulo: Perspectiva, 1972. p. 482.)  

O texto acima, escrito provavelmente por volta de 1823/1824, é parte de uma carta sobre a independência do Brasil, enviada por um observador europeu a D. João VI. Leia com atenção o texto e, a seguir, assinale a alternativa que expressa a configuração social do processo brasileiro de independência.  

a) A democracia racial, decorrente de uma intensa miscigenação durante o período colonial, contribuiu para conciliar, logo nos primeiros anos do Império, os interesses dos distintos grupos sociais.  

b) A "solução monárquica", através da qual a jovem nação optava por afastar-se de seus vizinhos americanos e adotar modelos políticos europeus, foi historicamente necessária como instrumento de conciliação das raças no Brasil.  

c) O "haitianismo", temor da elite branca brasileira de que se repetisse no Brasil uma revolução negra, tal qual ocorrera no Haiti, limitou as bases sociais da independência e justificou manifestações como essa da carta transcrita.  

d) Em razão de temores como aquele expresso na carta citada, a independência fez-se acompanhar de um processo crescente de enfraquecimento da escravidão. Os mesmos grupos que lideraram o processo de independência liderariam, anos depois, a abolição da escravatura.  

e) O temor expresso na carta é infundado, pois além de contar com um número pequeno de escravos à época da independência, as relações entre os escravos e seus senhores, no Brasil, sempre foram cordiais, decorrendo justamente disso a noção de "democracia racial".”

O maior temor das elites do Brasil na época anterior à independência política do país ocorrida em 1822 era o acontecimento de uma provável revolta dos escravos, exatamente como a que aconteceu no Haiti, que era uma antiga colônia da França a qual os negros se revoltaram de maneira bastante violenta.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c) O "haitianismo", temor da elite branca brasileira de que se repetisse no Brasil uma revolução negra, tal qual ocorrera no Haiti, limitou as bases sociais da independência e justificou manifestações como essa da carta transcrita.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Respondido por WiallaFarias
0

A alternativa que representa corretamente a carta sobre a independência do Brasil é a letra C.

A Independência do Brasil

Após a independência do Haiti, conquistada a partir da rebelião de milhares de escravos negros em 1791, o "haitianismo", passou a representar o receio da elite branca de que uma revolução negra ocorresse no Brasil.

Deste modo a independência brasileira conquistada em 1822 foi majoritariamente incentivada pela elite econômica do país, como aristocratas rurais, funcionários públicos e grandes comerciantes.

Entenda mais sobre a independência brasileira aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17690733

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes