O texto abaixo trata do conceito de fato social para Émile Durkheim. Leia-o com atenção:
Fatos Sociais
O que constitui um fato social para Durkheim? Segundo ele, fatos sociais são coisas, e essas coisas são tudo aquilo que faz parte da sociedade, desde a formação de um núcleo familiar até a formação de um estado, ou seja, são todas as ações coletivas que envolvem o homem e a dinâmica social. Podemos citar como exemplo as leis que estabelecem as regras jurídicas e morais de uma sociedade, a religião, a educação e os costumes, que também são considerados fatos sociais.
Assim, à medida que os indivíduos de uma sociedade incorporam seus valores morais e suas regras legais, estarão subordinados a estas regras sociais e morais, repassadas, a princípio, através da educação familiar e, posteriormente, pela escola, religião, política, cultura etc. Para Durkheim, os fatos sociais podem ser definidos por três princípios básicos:
Soluções para a tarefa
O objeto da Sociologia são os fatos sociais,que devem ser estudados como "coisas´", isto é, como algo com existência própria, objetiva, e que atua de forma coercitiva sobre os indivíduos.
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O fenômeno do "Panelaço", ocorrido simultaneamente com o discurso da presidenta Dilma Rousseff para o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2015, foi transmitido pelas mídias (jornal, TV, revista), revelando a insatisfação da população com o governo. O fenômeno ocorreu em várias cidades do país e envolveu pessoas/famílias de diversas classes sociais. A manifestação teve impacto tanto na sociedade civil, pois gerou um movimento pacífico que envolveu quase todo o país, quanto no governo, uma vez que causou uma atitude de retração. Após o "constrangimento" dos nossos governantes, o governo declarou que, no Dia do Trabalho, a Presidenta se dirigiria à sociedade por meio das mídias sociais.