Pedagogia, perguntado por marleypedagogia, 1 ano atrás



O texto abaixo, publicado no site da Revista Superinteressante, apresenta uma interessante reflexão sobre o modo dos seres humanos se portarem diante das questões raciais. Analise-o atentamente, especialmente no que diz respeito à coesão e à coerência textuais, e marque a alternativa INCORRETA.


E se todos os humanos fossem da mesma cor?

por Maurício Horta

Não haveria intolerância ou o argumento de superioridade racial. Os negros, portanto, não teriam sido escravizados, não teria existido o apartheid nem o nazismo. Ou seja, a história da humanidade seria completamente diferente. Engano seu. A natureza humana é bem mais complexa que isso: mesmo se todos tivessem a mesma cor de pele, textura de cabelo ou formato de olhos, bastaria que algum povo se destacasse no desenvolvimento técnico e econômico para se sentir superior aos demais. Aí o argumento para o domínio não seria a diferença física, mas, sim, cultural, que justificaria a exploração dos mais fracos pelos mais fortes e daria origem a todo tipo de intolerância. Em algum momento o conceito de raça apareceria.

http://super.abril.com.br/cotidiano/todos-humanos-fossem-mesma-cor-621695.shtml



a.

A introdução da temática já é exposta pelo título, assim, a primeira frase do texto prontamente apresenta uma resposta ao questionamento.

b.

Entre outras, as expressões cor, racial, negros, diferença física e raça colaboram tanto para a coesão quanto para a coerência textuais, pois, por fazerem parte do mesmo campo semântico, fortalecem a unidade do texto e se mobilizam para a produção de sentido.

c.

No trecho “Os negros, portanto, não teriam sido escravizados, não teria existido o apartheid nem o nazismo”, o termo destacado explicita uma relação de conclusão entre essa frase e a que lhe antecede.

d.

Nenhuma das alternativas.

e.

O termo “isso”, na fragmento “A natureza humana é bem mais complexa que isso”, remete a tudo o que foi falado anteriormente no texto

Soluções para a tarefa

Respondido por frb
7
d. nenhuma das anteriores
Perguntas interessantes