O texto abaixo é um artigo escrito pelo jornalista Ruy Castro por ocasião de uma reunião de ativistas deum movimento conhecido como Tea Party, ocorrido nos Estados Unidos em fevereiro de 2010. Leia-o comatenção e responda às questões que o acompanham.Fantasia de patriotaRIO DE JANEIRO – Ao ver a foto do grupo de flibusteiros – casacas de veludo azul e vermelho, cabelosempoados, chapéus de três bicos e cada qual com um mosquetão, tudo com cara de brechó –, pensei quefosse um bloco de Carnaval. Mas no Idaho, um dos Estados mais caretas e sem graça dos EUA? A legen-da da foto explicou: era um grupo de “patriotas” americanos – um conclave de organizações com nomescomo Amigos da Liberdade, Aliança pela Liberdade ou Defensores da Liberdade. Na verdade, gente queestá à direita de George W. Bush e para quem Barack Obama é o bicho e precisa ser exterminado antesde instalar sua “tirania socialista”. Por tal tirania entendam-se medidas sociais, proteção a imigrantes einjeções de dinheiro do Federal reserve, o Banco Central americano, para salvar a economia – à custa,dizem eles, de suas economias. Meio que inspirando e unindo essas organizações está o agressivo “TeaParty”, sendo “Tea” um anagrama para “taxes enough already”, ou “chega de mais impostos” – um movi-mento surgido há um ano na esteira da recessão, do desemprego e da própria existência de Obama. Nãoé ainda um partido, mas, pela preocupação do Partido Republicano com o seu crescimento, não demoraa ser. O “Tea Party” é composto de senhoras patuscas que, até há pouco, estavam de avental sujo de ovo,fritando bolinhos, e não saberiam apontar Washington no mapa. Hoje promovem comícios com seguran-ças armados, usam retórica racista, estimulam a formação de milícias e falam até numa nova guerracivil. Sua heroína é Sarah Palin, candidata a vice na chapa Republicana derrotada por Obama e uma dasmulheres mais ignorantes – e espertas – da América. Decididamente, essa turma fantasiada de patriotaparece a fim de tudo, menos de Carnaval.(CASTRO, Ruy. Fantasia de patriota. Folha de S.Paulo.Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2012.)a) Escreva um parágrafo explicando do que o texto trata.b) No seu entendimento, que opinião o jornalista manifesta em relação ao movimento do Tea Party? Justifique.c) Com base em seus conhecimentos de História, explique por que o movimento em questão é chamado de Tea Party?d) Explique o conceito de liberdade que está por trás desse movimento.e) Em sua opinião, o Tea Party é um movimento de caráter liberal? Justifique.
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a) O texto está falando de um movimento de protesto organizado pela ala mais conservadora do partido republicano, que vai contra reformas de Obama que implicam no aumento de impostos.
b) O autor é muito sarcástico ao descrever o movimento, o que dá a entender que ele vai contra o movimento e o considera reacionário.
c) O movimento faz referência a um episódio histórico em que colonos norte-americanos tomaram os portos e despejaram ao mar todo o carregamento de chá vindo da Inglaterra. Acho que o movimento atual chama-se "Tea Party" porque protesta contra uma atitude intervencionista do Estado, que consideram abusiva como aquelas praticadas pela Inglaterra na época em que era metrópole.
d) O conceito de liberdade por trás desse movimento é o liberalismo econômico.
e) Sim, o "Tea Party" é um movimento de caráter fortemente liberal, que enfatiza os direitos individuais sobre o coletivo.
b) O autor é muito sarcástico ao descrever o movimento, o que dá a entender que ele vai contra o movimento e o considera reacionário.
c) O movimento faz referência a um episódio histórico em que colonos norte-americanos tomaram os portos e despejaram ao mar todo o carregamento de chá vindo da Inglaterra. Acho que o movimento atual chama-se "Tea Party" porque protesta contra uma atitude intervencionista do Estado, que consideram abusiva como aquelas praticadas pela Inglaterra na época em que era metrópole.
d) O conceito de liberdade por trás desse movimento é o liberalismo econômico.
e) Sim, o "Tea Party" é um movimento de caráter fortemente liberal, que enfatiza os direitos individuais sobre o coletivo.
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