Física, perguntado por Felipeluis2204, 5 meses atrás

o texto abaixo descreve o desenvolvimento científico que possibilitou a técnica da espectroscopia, que permite descobrir os elementos químicos que compõem estrelas como o sol. [...] quando um gás é aquecido em altas temperaturas ou sofre descarga elétrica, percebe-se uma emissão de luz. essa luz, em um espectroscópio, gera uma série de linhas distintas, as quais são chamadas de bandas de radiação, com frequências (ou comprimentos de onda) variadas. por exemplo, podia-se colocar gás hidrogênio nessas condições e assim se obter um espectro específico para esse elemento, com bandas em comprimentos de onda específicos [...]. ou seja, cada elemento tinha o seu próprio espectro, sendo uma excelente técnica para identificação da composição química, uma vez que só era necessária a luz emitida. [...] isso serviu para resolver a questão das linhas escuras no espectro da luz solar, pois elas eram, na verdade, referentes aos elementos que compunham o sol. assim, bastou associar os espectros dos elementos conhecidos com o obtido para o sol para saber a composição do mesmo. [...] de forma simples, [...] as linhas de cores do espectro de hidrogênio eram resultantes do movimento dos elétrons entre as camadas, ou seja, fruto da transição eletrônica entre as camadas. afinal, ao retornar ao estado fundamental, o elétron emite radiação na forma de luz (cor). o modelo atômico capaz de explicar as linhas de cores apresentadas nesse texto foi proposto por ernest rutherford. gustav kirchhoff. max planck. niels bohr. robert bunsen.

Soluções para a tarefa

Respondido por JLFagundez
0

Um modelo atômico que pode explicar as linhas coloridas foi proposto por Niels Bohr. Alternativa D.

Modelo atômico – Niels Bohr

Niels Henrik David Bohr é um físico dinamarquês que teve um grande impacto na física moderna com seu trabalho sobre estrutura atômica e física quântica.

Conhecido como o primeiro modelo atômico a usar os conceitos da mecânica quântica, foi um grande ponto de virada na física moderna, provocando novas visões de estados estacionários, órbitas eletrônicas e os pontos em que os elétrons absorvem ou liberam energia.

Uma teoria anterior proposta por Bohr era que os elétrons em órbita perdiam energia, mas Bohr provou exatamente o oposto. Em órbita, os elétrons ganham e perdem energia, mantendo um certo equilíbrio.

Para provar sua teoria, ele usou o espectro de luz que forma raios visíveis ao olho humano ao cruzar determinados pontos. Este ponto de gás, quando aquecido ou submetido a uma descarga elétrica, produz uma série de linhas distintas chamadas de cinturão de radiação. Essas bandas explicam como os elétrons ganham e perdem energia no equilíbrio.

Leia mais sobre modelo de Bohr em:  https://brainly.com.br/tarefa/17195157

#SPJ4

Perguntas interessantes