O texto a seguir trata da destruição dos Manguezais, a partir de uma pesquisa realizada pelo “Projeto de mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil”. Leia o trecho da reportagem para responder às questões.
Levantamento mostra que Brasil perdeu 20% dos manguezais em 17 anos
A pesquisa mostra que, no Paraná, os manguezais diminuíram 23%. Na Bahia, a redução foi de 21%, enquanto em Alagoas foi de 14%. A redução da área de mangue é ligada a uma série de fatores, mas a expansão urbana se destaca.
[...] “Principalmente ocupação imobiliária, tanto casada pelo crescimento do turismo, a instalação de novos resorts, hotéis, pousadas como também pela ocupação das comunidades. Algumas comunidades vulneráveis acabam sendo pressionadas e ocupando as margens dos manguezais, construindo suas casas com a madeira do mangue, inclusive”, explica José Ulisses Santos, analista ambiental e chefe substituto da área de Proteção Ambiental Costa dos Corais AL/PE.
[...] O mangue é o berçário das inúmeras espécies marinhas: 70% a 80% dos peixes, crustáceos e moluscos que a população consome precisam do bioma em alguma fase da vida. “Tem diversos peixes que utilizam a área de reprodução e depois voltam pro mar, espécies economicamente importantes. Então você acaba afetando não só a biodiversidade como a própria economia”, explica Fernanda Niemeyer, veterinária do Centro de Pesquisas do Nordeste (Cepene).
a. A reportagem apresenta dados sobre a redução das áreas dos Manguezais em três estados diferentes. Quais são eles e o que isso indica sobre a abrangência desse tipo de vegetação?
b. De que forma o crescimento urbano impacta a preservação do mangue?
c. As consequências desse cenário podem ser observadas nos aspectos sociais, econômicos e naturais. Dê exemplos de cada um deles.
Soluções para a tarefa
Resposta: a) Bahia, Alagoas e Paraná, indicando que os manguezais estão presentes em diversas regiões do país.
b) O crescimento urbano traz a expansão imobiliária, com novas construções ocupando as áreas do mangue, como as instalações para atender a turistas (hotéis e pousadas), a construção e a ampliação de portos, além da ocupação da própria comunidade.
c) Entre os problemas sociais, podemos destacar o fato de que o crescimento urbano provoca a expulsão da comunidade local, que é pressionada a ocupar áreas de mangue, incluindo a construção das casas com a madeira obtida no manguezal. Entre as consequências naturais está a perda da biodiversidade, já que a destruição do mangue afeta diretamente o berçário de ao menos 70% dos peixes, dos crustáceos e dos moluscos consumidos pela população, o que também gera perda econômica para o setor pesqueiro.
Explicação: Gabarito