O texto a seguir sugere uma classificação dos métodos em três grupos, destacados em negrito. Dê um exemplo de cada um deles.
Pesquisa revela que boa parte das mulheres só costuma recorrer a dois métodos contraceptivos: laqueadura e pílula. Pílulas com menos hormônios e até uma para ser usada depois de relações sexuais desprotegidas podem ser escolhidas para prevenir uma gravidez não planejada. Opções para todos os gostos e três formas de se prevenir a fecundação (...). Uma delas é evitar as relações sexuais durante o período fértil. Outra maneira é alterar os mecanismos de transformação dos folículos ovarianos em óvulos (...). Por fim, criar impedimentos físicos ou químicos para o encontro entre óvulos e espermatozoides. (...). Escolher entre eles, no entanto, às vezes pode ser mais difícil do que se imagina. Mas os especialistas estão ajudando nessa decisão (...).
Soluções para a tarefa
“evitar as relações sexuais durante o período fértil”, neste contexto podemos citar como exemplos o método da tabelinha, que era bastante utilizado, mas caiu em desuso já que é necessário ter um ciclo bastante regular para que seja eficaz o que não ocorre na prática. Pode-se citar também a temperatura basal, coito interrompido, o muco cervical, também não muito eficazes, pois existem várias variáveis.
“mecanismos de transformação dos folículos ovarianos em óvulos”, seriam as opções farmacológicas hormonais que encontramos hoje em dia, como o uso de anticoncepcional, o DIU hormonal, os injetáveis, adesivos para absorção cutânea.
“impedimentos físicos ou químicos para o encontro entre óvulos e espermatozoides.” Os físicos seriam os métodos contraceptivos de barreira como camisinha, diafragma, esponjas, químicos podemos citar os espermicidas.
Espero ter ajudado!!!
Resposta:
Evitar as relações sexuais durante o período fértil – métodos naturais. Tabelinha.
Alterar os mecanismos de transformação dos folículos em óvulos – métodos hormonais. Pílulas e implantes.
Criar impedimentos físicos ou químicos – métodos de barreira. Camisinha feminina e masculina, diafragma.