O teste de Coombs direto (TAD) é usado para detectar anticorpos IgG e componentes do complemento que se ligam a antígenos na membrana dos eritrócitos (hemácias). O teste utiliza reagente de Coombs (antiglobulina humana) incubado com os eritrócitos lavados do paciente.”
Fonte: WILLIAMSON, M. A.; SNYDER, L. M. W. Interpretação de exames laboratoriais. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. x.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o teste de Coombs, analise as afirmativas a seguir:
I. O teste de Coombs direto é um dos principais testes utilizados na tipagem ABO, já que serve para a detecção dos anticorpos anti-A e B no soro.
II. O teste de Coombs direto emprega anticorpos que tem a capacidade reconhecer outros anticorpos (autoanticorpo ou anti-anticorpo).
III. O teste é utilizado nos casos de suspeita de sensibilização prévia da mãe Rh negativo com antígenos fetais, processo que pode levar a doença hemolítica do recém-nascido.
IV. Durante o parto de uma mãe Rh positiva, se o filho também for Rh positivo pode haver sensibilização materna pelo contato do sangue de mãe e filho.
Está correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Considerando que o teste de Coombs direto (TAD) detecta anticorpos e componentes do complemento no sangue do paciente, é correto afirmar que a alternativa III é a resposta.
Como o teste de Coombs funciona e quando ele é necessário
Durante a gravidez de uma mãe Rh negativa com feto Rh positivo, ocorre a sensibilização do sistema imunológico materno contra proteínas (antígenos) presentes nas hemáceas do feto. Essa sensibilização faz com que o sistema imune materno crie anticorpos contra as hemáceas fetais.
Assim, na primeira gestação de um feto Rh positivo não ocorre reações, devido a janela imunológica (tempo que o sistema imune leva para reconhecer o antígeno e produzir anticorpos); já na segunda gestação de um feto Rh positivo, a mãe deve ser desensibilizada para que não ocorra reação do sistema imune e resulte no distúrbio de eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém-nascido).
Desse modo, o teste de Coombs direto é necessário para avaliar se o sistema imune materno possui essa sensibilização em relação às hemáceas fetais.
A mãe retira uma pequena porção de sangue que é submetida ao reagente de Coombs, composto por anti-IgG humano. Assim, se houver anticorpos IgG no sangue materno, o Coombs irá aglutinar e positivar para a sensibilização do sistema imunológico materno.
Quer complementar mais o que você aprendeu sobre o teste de Coombs, visite esse link: https://brainly.com.br/tarefa/17146309#