O terrorismo da Al Qaeda resumo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Al-Qaeda (também Al-Qaïda) ou, na ortografia aportuguesada, Alcaida, transliterada el-Qā‘idah ou al-Qā‘idah, cujo significado é "A base" ou "O alicerce") é uma organização fundamentalista islâmica internacional, fundada cerca de Agosto de 1988 por Osama bin Laden, constituída por células colaborativas e independentes que visam disputar o poder geopolítico no Oriente Médio.
Foi considerada uma organização terrorrista pelos EUA, Reino Unido, União Europeia, Nato, Índia e muitos outros países.
A princípio, o foco de atuação da Al-Qaeda tinha por objetivo expulsar as tropas russas do território do Afeganistão. Durante esse período os Estados Unidos realizavam ajuda financeira à organização para a compra de armas e realização de treinamentos. No entanto, com a Guerra do Golfo e a instalação de bases militares estadunidenses na península arábica, sede dos principais santuários do Islã, Bin Laden iniciou uma campanha contra os EUA.
São atribuídos à Al-Qaeda diversos atentados a alvos civis ou militares na África, no Oriente Médio e na América do Norte, nomeadamente os ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, em Washington e na Pensilvânia, (aos quais o governo norte-americano respondeu lançando a Guerra ao Terror) e em Paris, contra a sede do jornal Charlie Hebdo. Seu fundador, ex-líder e principal colaborador foi Osama bin Laden e o atual líder é Ayman al-Zawahiri. A estrutura organizacional da Al-Qaeda e a ausência de dados precisos sobre seu funcionamento são fatores que dificultam estimativas sobre o número de membros que a compõem e a natureza de sua capacidade bélica.
Diversos aspectos relacionados à rede são objetos de controvérsias.
Há quem considere o seu radicalismo se deve ao facto de estar sob a influência do Wahhabismo, aquele que mais parece inspirar os seus ideais religiosos.
xplicação: