ENEM, perguntado por dudadhhora2424, 1 ano atrás

O território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, possui quatro fusos horários, todos a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0 grau). Em cada faixa de 15 graus entre pares de meridianos, ocorre a variação de uma hora. A configuração disposta no mapa acontece apenas em determinado período do ano. Pensando numa possível legenda para essa configuração, pode-se inferir que oa)2º fuso (45°W), que tem três horas a menos que a GMT, é a hora oficial do Brasil, envolvendo apenas as regiões sudeste e sul por serem mais desenvolvidas e centralizarem o poder federal.b)4º fuso (longitude 75°W), que tem cinco horas a menos que a GMT, envolve os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e aproximadamente dois terços do estado do Amazonas.c)3º fuso (longitude 60°W), que tem quatro horas a menos que a GMT, envolve áreas econômica e socialmente mais atrasadas do país, sendo reunidas, justamente, por portar essa característica e não precisar de paridade horária para negócios.d)último fuso, que voltou a vigorar em 2013, envolvendo o estado do Acre e municípios no oeste do estado do Amazonas, determina um fuso a duas horas do horário de Brasília (três durante o horário de verão) e cinco de Greenwich.e)1º fuso (longitude 30°W), que tem duas horas a menos que a GMT, corresponde ao fuso das ilhas no Atlântico, como o arquipélago Fernando de Noronha, as quais se individualizam do restante do país para manter preservado seu quadro natural.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

a)2º fuso (45°W), que tem três horas a menos que a GMT, é a hora oficial do Brasil, envolvendo apenas as regiões sudeste e sul por serem mais desenvolvidas e centralizarem o poder federal.

Falso. Embora o fuso seja, realmente, -3 horas em relação ao GMT, ele não se limita aos Estados do Sul e Sudeste, mas abrange também boa parte do nordeste, do norte e do centro-oeste brasileiro.


b)4º fuso (longitude 75°W), que tem cinco horas a menos que a GMT, envolve os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e aproximadamente dois terços do estado do Amazonas.

Falso. O fuso -5 GMT abrange apenas parte do Amazonas e do Acre.


c)3º fuso (longitude 60°W), que tem quatro horas a menos que a GMT, envolve áreas econômica e socialmente mais atrasadas do país, sendo reunidas, justamente, por portar essa característica e não precisar de paridade horária para negócios.

Falso. A divisão se dá com relação à escala adotada internacionalmente e não tem relação com o desenvolvimento dos locais.


d)último fuso, que voltou a vigorar em 2013, envolvendo o estado do Acre e municípios no oeste do estado do Amazonas, determina um fuso a duas horas do horário de Brasília (três durante o horário de verão) e cinco de Greenwich.

Correto. Em 2013 foi oficializado o novo fuso no Acre e algumas cidades do Amazonas.


e)1º fuso (longitude 30°W), que tem duas horas a menos que a GMT, corresponde ao fuso das ilhas no Atlântico, como o arquipélago Fernando de Noronha, as quais se individualizam do restante do país para manter preservado seu quadro natural.

Falso. A separação dos fusos não tem relação com intencionalidades com o as descritas aqui, de preservação ambiental.

Perguntas interessantes