O termo rotatividade ou ¿turnover¿ de recursos humanos é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente. Para Chiavenato (2009) ela é expressa por meio de uma relação percentual entre as admissões e os desligamentos com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de certo período de tempo. O principal meio utilizado para diagnosticar e determinar as causas da rotatividade de pessoal costuma ser:
Soluções para a tarefa
os planos de carreira ,os papéis do controle interno, os pareceres de auditoria , as entrevistas de desligamento , as fichas de avaliação de desemprenho.
Resposta:
as entrevistas de desligamento;
Explicação:
A entrevista de desligamento ocorre na saída do colaborador, seja por solicitação de demissão ou quando o mesmo é desligado da empresa. Nesse caso, busca-se identificar as percepções do colaborador em relação a liderança, políticas organizacionais, remuneração e benefícios, clima interno, entre outros pontos. Essa percepção é relevante para que ações possam ser tomadas em relação a melhoria de lacunas identificadas na organização. Podemos destacar que a entrevista de desligamento é uma ferramenta de melhoria contínua e identificação de problemas a serem solucionados.