O termo negociação remonta a tempos antigos e está diretamente relacionado a trocas, para obter um produto, você deve oferecer algo que a outra pessoa deseja. Esta relação é retratada na figura abaixo representa Camponeses que trabalhavam em troca de rações diárias e de um salário mensal, acertados antecipadamente. Pintura na tumba do artesão Sennedjem mostra agricultor trabalhando, c.1200 a.C
O conflito surge quando a intensidade desses desejos é diferente por que
Escolha uma:
a. uma das partes tem como objetivo principal tirar vantagem no processo de negociação, mesmo que a outra parte saia perdendo.
b. a negociação envolve valores financeiros, mas também sentimentos.
c. os produtos possuem equivalência semelhante.
d. uma das partes considera que aquilo que tem a oferecer vale mais do que aquilo que ela deseja.
Soluções para a tarefa
O conflito negocial costuma surgir porque uma das partes considera que aquilo que tem a oferecer vale mais do que aquilo que ela deseja (letra D).
Letra D: uma das partes considera que aquilo que tem a oferecer vale mais do que aquilo que ela deseja.
Isso ocorre porque a negociação é uma estratégia de troca baseada em interesses bem definidos. Nesse sentido, um dos negociadores considerado que possui uma oferta melhor do que a outra parte.
Nessa dimensão da realidade, a negociação manifesta um cenário estratégico com diferentes intensidades de desejos para cada um dos negociadores.
Segue um exemplo prático que mostra a aplicação da negociação no dia a dia de uma empresa privada: o momento em que a empresa pede para o fornecedor flexibilizar na forma de pagamento.
Vá e vença!