O termo intertextualidade foi tão utilizado, definido, carregado de sentidos diferentes que se tornou uma noção ambígua do discurso literário; com frequência, atualmente, dá-se preferência a esses termos metafóricos, que assinalam de uma maneira menos técnica a presença de um texto em outro texto: tessitura, biblioteca, entrelaçamento, incorporação ou simplesmente diálogo. Ele apresenta, no entanto, a vantagem, graças à sua aparente neutralidade, de poder agrupar várias manifestações dos textos literários, de seu entrecruzamento, de sua dependência recíproca. A literatura se escreve certamente numa relação com o mundo, mas também apresenta-se numa relação consigo mesma, com sua história, a história de suas produções, a longa caminhada de suas origens.
SAMOYAULT, Tiphaine. Intertextualidade . São Paulo: Hucitec, 2008, p. 9.
A Intertextualidade estabelece essa relação entre textos, no qual um texto faz referência à outra, de maneira implícita ou explícita. Como base nisso, é possível dizer que o processo de intertextualidade
associa textos entre si, conectando-os por um mesmo campo semântico.
conecta textos e enunciados, resgatando relações semântico-simbólicas.
interliga enunciados e contextos, traçando conexões simbólicas.
resgata significados e/ou significantes, associando novos sentidos à elementos anteriores.
possibilita melhor compreensão de outros textos a luz de interpretações anteriores.
Soluções para a tarefa
Resposta: resgata significados e/ou significantes, associando novos sentidos à elementos anteriores.
Explicação: Cada interpretação tem seu tempo e momento de constituição.
O processo de intertextualidade resgata significados e/ou significantes, associando novos sentidos aos elementos anteriores. Alternativa D.
O conceito de intertextualidade
A intertextualidade é um dos estudos mais complexos da língua por envolver inúmeras vertentes, de modo que nem sempre a referência ou inspiração da criação de um texto sobre o outro é totalmente clara.
No entanto, o resgate dessas significações é possível devido ao diálogo vivenciado entre as obras em questão, onde a segunda permite a continuidade de uma mensagem vista em um contexto anterior, trazendo criticidade ou um novo ponto de vista para a apreciação.
A intenção do artista nem sempre é criar essa intertextualidade, mas isso pode ocorrer de forma natural, podendo ser perceptível para alguns leitores e não para outros.
Aprenda mais sobre o conceito de intertextualidade: brainly.com.br/tarefa/20558088
#SPJ2