O termo “chuva ácida” foi criado pelo químico escocês Robert Angus Smith (1817-1884)para descrever as precipitações ácidas verificadas durante a Revolução Industrial. O uso de combustíveis fósseis gera gases como o gás carbônico e gases com enxofre, que são liberados no ar e reagem com compostos da atmosfera, formando a chuva ácida. Quais são as consequências desse fenômeno sobre a superfície da Terra?
PRECISO URGENTE PARA ATE 18:00 HRS
Soluções para a tarefa
Resposta:
O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado.
A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.
A contaminação dos cursos d'água pode provocar perda da biodiversidade, com o aumento da concentração de acidez que impede o desenvolvimento da vida aquática.
A vegetação também é prejudicada quando o excesso de acidez, ao atingir os vegetais, prejudica o seu desenvolvimento ocasionando a lentidão do seu crescimento.
A acidez provoca o rompimento da superfície das folhas das árvores, causando empobrecimento nutricional.
As plantas podem tornar-se suscetíveis à ocorrência de pragas e doenças.
O crescimento das raízes torna-se lento, prejudicando o transporte de nutrientes.
Dependendo da concentração de ácidos, a saúde dos seres humanos pode também ser prejudicada. Isso acontece porque o acúmulo de dióxido de enxofre no organismo pode provocar o desenvolvimento de doenças respiratórias.
Provoca também estragos nas cidades, ao corroer e destruir monumentos e obras civis