O tempo nada mais é que a forma da nossa intuição interna. Se a condição particular da nossa sensibilidade lhe for suprimida, desaparece também o conceito de tempo, que não adere aos próprios objetos, mas apenas ao sujeito que os intui. KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 47. Coleção Os Pensadores. No início do século XIX, alguns naturalistas passaram a adotar ideias evolucionistas para explicar a diversidade do mundo vivo. Embora os teólogos naturais tivessem reconhecido a importância do meio ambiente e as adaptações dos organismos a ele, Jean-Baptiste Lamarck foi o primeiro a reconhecer a importância crucial do tempo para explicar a diversidade da vida. Uma contribuição de Lamarck para o pensamento evolucionista da época, além do fator tempo, foi a ideia de que
A- a cada geração, sobrevivem os mais aptos, eles tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a essa maior aptidão para sobreviver.
B- os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são os que apresentam determinadas características relacionadas com a adaptação às condições ambientais.
C- algumas características conferem a seus portadores vantagens para explorar o meio ambiente de forma a tornar a sobrevivência e a reprodução mais eficientes.
D- a variação casual apresenta-se em primeiro lugar e a atividade ordenada do meio ambiente vem posteriormente, ou seja, a variação independe do meio. E a adaptação é o inevitável produto final de processos fisiológicos requeridos pelas necessidades dos organismos de fazer face às mudanças de seu meio ambiente.
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
Nessa teoria a especie humana evoluiu com base no ambiente em que viveu, ele se adaptou e se tornou o que é hoje, por isso existem pessoas no mundo inteiro com características fenotípicas diferentes entre si.
Nem sempre é o mais forte que sobrevive, e sim o mais adaptado, o que obteve mais sucesso em determinado ambiente.
Os indivíduos mais aptos vivem mais, e conseguem se reproduzir mais.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A adaptação é o inevitável produto final de processos fisiológicos requeridos pelas necessidades dos organismos de fazer face às mudanças de seu meio ambiente.
Explicação:
De acordo com Lamarck, as espécies se adaptam ao meio de acordo com a necessidade por meio do uso e do desuso de certas estruturas e da transmissão das características adquiridas de uma geração à outra. Portanto, segundo essa teoria, a evolução sempre resulta no surgimento de adaptações.