Geografia, perguntado por mirandaanapaula178, 9 meses atrás

Admite-se que, a cada ano, cerca de 20 mil quilômetros quadrados de terra produtiva sejam destruídos pela desertificação (estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA) e que o Saara tenha avançado, em certos trechos, até 100 quilômetros para o sul nas últimas duas décadas, conforme registro efetuado por imagens orbitais. É verdade que se observa, também, em alguns pontos o recuo do fenômeno, com redução das superfícies desertificadas, tornando, portanto, complexa a avaliação global.".CONTI, José Bueno. Desertificação em áreas tropicais.;III Encuentro de Geografos da America Latina. A) Conforme nos mostra o mapa acima, o deserto está diminuindo, o que provoca mudanças nos ecossistemas, trazendo desafios às autoridades e ambientalistas. B) O deserto está bem localizado, bem definidos em seu local, devido às condições climáticas históricas desses lugares no norte do continente africano. C) Ocorre um dinamismo na localização do deserto, com a expansão de sua área original, o que preocupa muito as autoridades e ambientalistas da região. D) A localização espacial do deserto é indeterminada, pois ocorre muito a variação das dunas, que diariamente mudam de lugar, fazendo o deserto também apresentar muitas mudanças . E) A expansão do deserto não pode ser vencida. Ela é constante e progressiva e, apesar de todos os esforços, não tem sido possível controlar o seu processo de expansão.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
2

Letra c.

O processo de desertificação não pode ser determinado geograficamente, ocorrendo essencialmente em regiões do mundo que apresentam menor umidade diante dos climas, e em regiões que apresentam menor taxa de precipitação.

São áreas portanto que passam por um evidente aumento da acidez do solo, perdendo nutrientes necessários à produção, plantação e estabelecimento de uma biodiversidade principalmente vegetal.

Perguntas interessantes