O técnico de enfermagem estava prestando cuidados de enfermagem para um paciente da unidade de terapia intensiva (UTI). Durante a mudança de decúbito, o paciente perdeu a sonda nasoenteral (SNE). O técnico de enfermagem, que tinha 10 anos de trabalho na UTI, não avisou o Enfermeiro e reintroduziu a SNE para instalação da dieta enteral no paciente. Posteriormente, o paciente apresentou Parada Cardiorrespiratória (PCR), sendo atendido pelo médico e constatado que o procedimento de recolocação da SNE foi realizado de forma inadequada. Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que:
a)
O profissional de enfermagem agiu com imprudência
b)
O profissional de enfermagem agiu com negligência
c)
O profssional de enfermagem causou um dano ao paciente, sem intenção de matar. Portanto, não houve infração ética
d)
O profissional de enfermagem agiu com imperícia
e)
O profissional de enfermagem agiu corretamente em adotar a conduta de recolocação da SNE, pois possui capacitação e habilitação para o procedimento em questão
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
Alternativa D) imperícia. A introdução da SNE é um procedimento privativo do enfermeiro, por se tratar de um procedimento de maior complexidade técnica e ainda requer o conhecimento científico para realiza-lo. Ou seja, o técnico de enfermagem, não possuía conhecimento sobre os principais problemas que poderiam vim acontecer com o paciente devido a isso, podendo até mesmo matar o paciente. Bom estudo.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás