O "teatro pós-dramático” surgiu em 1999. Ele foi criado pelo alemão Hans-Thies Lehmann, em sua obra Postdramatisches Thea-ter. Segundo Mello (2020), ele representava as manifestações teatrais que começaram a sobressair-se na segunda metade do século XX. Foi, durante esse período, que a renovação tomou conta do teatro, expressando, até os dias de hoje, novas questões sociais e estéticas. MELLO, K. B. de. Artes Integradas Teatro e Visualidade. Maringá: UniCesumar, 2020 (adaptado). Sobre o teatro na cena contemporânea, avalie as afirmativas: I. A fragmentação do mundo moderno influenciou a unificação dos elementos que compõem o teatro, evidenciando somente o espetáculo. II. O dramaturgo-rapsodo era responsável excluir outros elementos que não compunham as características do espetáculo pós-moderno, como a música e a dança. III. Alguns conceitos sobre o texto dramático foram revistos no cenário contemporâneo. Por exemplo, a ação dramática deixa de ser elaborada no conjunto e passa a ser fragmentadas em microações. IV. A crise do diálogo é um elemento do teatro pós-moderno. A fragmentação do homem moderno não permite a construção do personagem pleno. O diálogo é deixado de lado e posto em cena o monólogo, construindo o diálogo rapsódico. V. O teatro pós-moderno não vê a obra de forma orgânica, mas como um fragmento. Essa característica resulta na crise da fábula. Tadeusz Kantor, Robert Wilson e Klaus Michael Grüber são alguns nomes importantes do cenário contemporâneo. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV Alternativa 2: I, II e III Alternativa 3: I, II e V Alternativa 4: III, IV e V Alternativa 5: II, III, IV e V
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
De acordo com o conceito e aplicação do teatro dramático nos tempos contemporâneos, podemos afirmar que as afirmativas que melhor descrevem são as I, II e V, pois a união da evolução da nossa sociedade com os elementos tradicionais resultou no teatro contemporâneo que conhecemos hoje.
Características do teatro contemporâneo
- Peças que possuem enredos sofisticados;
- Quebra da quarta parede;
- Encenações determinadas como ousadas;
- Interação com os espectadores;
- Busca combater o preconceito e outras discriminações;
- Direcionado a todos os tipos de público independente da etnia, gênero e crença.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre teatro em https://brainly.com.br/tarefa/41679830
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Psicologia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Pedagogia,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás