O surgimento de um produto é expressão e
resultado de cenários políticos, econômicos,
sociais e culturais, entre as dimensões histórica e
geográfica. Ao se realizar no mundo, o produto está
sujeito a interferências várias, determinadas pelas
contingências do sistema em que participa. Em
sua interação com o indivíduo, entram em ação os
filtros que atuam nesse processo: filtros fisiológicos
(acuidade de percepção), filtros culturais (ambiente,
experiência individual) e emocionais (atenção,
motivação). A percepção do produto dependerá do
julgamento a que for submetido.
NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design.
Rio de Janeiro: 2AB, 2010, 4ª. tiragem (adaptado).
Considerando o estudo semiótico aplicado ao
Design, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. O designer deve ter a compreensão de que
um produto é integrante de um sistema de
significação, portador de representações e
participante de um processo comunicacional.
PORQUE
II. O usuário vai interagir com o objeto, por
meio de processos culturais e emocionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção
correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras,
e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras,
mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II
é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma
proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
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1. Correto. O designer pode ser identificado como produto integrante do sistema que é portador de grande relevância para o processo comunicacional, essencial para a realização do marketing de vendas.
2. Correto. É essencial que o usuário possa manter uma relação ativa para com o objeto, levando ainda em consideração uma série de fatores e processos culturais além de sociais, além de claro, os processos emocionais.
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