O surgimento da questão social está imbricado ao modo de produção capitalista e às desigualdades que ele provoca na realidade social, principalmente pelas relações contraditórias estabelecidas entre as classes sociais.
SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar, 2016 (adaptado).
Para enfrentar esse contexto, a Inglaterra instituiu a chamada Poor Law, em 1601. Assinale a correta sobre os objetivos da Lei dos Pobres:
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)Alternativas
Alternativa 1:
A Lei dos Pobres visava subsidiar a população carente, após a expansão do modo de produção socialista.
Alternativa 2:
A Lei dos Pobres buscava assegurar os direitos humanos de moradia e alimentação à população carente.
Alternativa 3:
A Lei dos Pobres é considerada a primeira lei trabalhista antes da Revolução Industrial, pois assegurava direitos a classe proletária.
Alternativa 4:
A Lei dos Pobres foi criada após a emergência dos conflitos de classe e o agravamento da questão social, para garantir a expansão do capitalismo.
Alternativa 5:
A Lei dos Pobres foi criada após a emergência dos conflitos de classe e o agravamento da questão social, para garantir a expansão do capitalismo.
A Lei dos Pobres, datada de 1601, nasceu na Inglaterra e representa a primeira medida social protetiva do mundo. Por conta do aumento populacional - decorrente do êxodo rural-, várias cidades da inglesas não conseguiam empregar todos os cidadãos e, consequentemente, isso contribuía para o aumento da população da rua e o crescimento das condições de miserabilidade.
Gabarito:
"Alternativa 4: A Lei dos Pobres foi criada após a emergência dos conflitos de classe e o agravamento da questão social, para garantir a expansão do capitalismo".
Até breve!