O SURGIMENTO DA FILOSOFIA: A PASSAGEM DO MITO PARA A RAZÃO. Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasceu na Grécia entre os séculos vII e vI a.c., promovendo a passagem do saber mítico (alegórico) ao pensamento racional (logos). essa passagem ocorreu durante longo processo histórico, sem um rompimento brusco e imediato com as formas de conhecimento utilizadas no passado. como vimos no capítulo 6, durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia. essa transição do mito à razão “significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder do lendário” (Châtelet, História da filosofia: ideias, doutrinas, v. 1, p. 21). conforme analisa o historiador francês Pierre Grimal (1912-1996) . A PARTIR DE NOSSO GUIA DE ESTUDOS E DA NOSSA AULA DE REVISÃO QUE ACONTECEU VIA GOOGLE MEET, RESPONDA: QUAIS FATORES AJUDARAM O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
No período da Grécia antiga, notamos que os Gregos possuíam um desempenho intelectual muito avançado, controlando o medo que era eminente em sociedades.
Deste modo, o Grego antigo passou a buscar experiências sem precisar da religião para refletir sobre as questões da alma, buscaram entender o que era a razão e a moral, a partir do questionamento e da busca do belo, surgindo assim o pensamento filosófico na antiguidade que forneceu base para a filosofia até os dias de hoje.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás