o surgimento da economia criativa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes de saber como a economia criativa acontece, é importante saber como ela surgiu e seu significado.
A economia criativa surgiu na Austrália em 2001, quando o governo trabalhista passou a incorporar em sua estratégia de política e macroeconomia, o apoio a 13 setores que eram capazes de gerar renda. Esses segmentos têm como base o capital intelectual e a criatividade para impulsionar o desenvolvimento local, regional e nacional.
A ideia foi se espalhando pelo mundo e ganhou o apoio da ONU (Organizações das Nações Unidas), por ser uma força poderosa de transformação, pois além de está crescendo, se tornou uma das áreas mais rentáveis nos países.
Mas, quais são esses setores que estão fazendo a economia girar? Podemos dividir os segmentos criativos em grandes quatro campos:
consumo: design, arquitetura, moda e publicidade;
mídias: editorial e audiovisual;
cultura: patrimônio e artes, música, artes cênicas e expressões culturais;
tecnologia: pesquisa e desenvolvimento, biotecnologia e tecnologias da informação e comunicação (TIC).
Dessa maneira, qualquer empresa que tem a sua origem em uma dessas áreas, que atua de forma individual ou coletiva e gera renda e empregos na sociedade, faz parte da economia criativa. Mas por que esse modelo é a bola da vez? É o que vamos explicar no próximo tópico.
Explicação:
e isso?
A economia criativa surgiu na Austrália em 2001, quando o governo trabalhista passou a incorporar em sua estratégia de política e macroeconomia, o apoio a 13 setores que eram capazes de gerar renda.