Sociologia, perguntado por brunokaik77, 1 ano atrás

o suicidio para durkheim e um fato social ? justifique

Soluções para a tarefa

Respondido por profamat
9
É sim, Objeto central da sociologia de Émile Durkheim, um fato social é qualquer forma de coerção sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos. 

Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo. Para Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc. 
Pelo estudo de Durkhein é possível perceber que apesar do suicídio ser um ato altamente pessoal foi influenciada pelo mundo social. Ele dizia que o suicídio era um “fato social” que poderia ser explicado apenas por outros fatores sociais, no caso fatores externos ao indivíduo e depois de estudar que tipo de pessoas eram mais predispostas a cometer suicídio relacionou sua explicação a ideia de solidariedade social e a dois tipos de laços dentro da sociedade: a integração social e a regulação social (pessoas bem integradas tinham menos possibilidade de se suicidar). E identificou quatro tipos diferentes de suicídio: o egoístico, o anômico, o altruístico e o fatalista.
Perguntas interessantes