O splicing alternativo é um evento aleatório que dará origem a um RNAm que resultará em determinada ptn ou a retirada dos introns é algo planejado pela célula a fim de resultar em uma ptn desejada?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O splicing alternativo é o mecanismo que explica o fato de termos 25 mil genes que codificam mais de 100 mil tipos diferentes de proteínas. O que acontece é o seguinte, após a transcrição, temos um RNAm "inicial", esse RNAm passará pelo splicing alternativo para que ocorra a remoção de partes que não são codificantes/importantes/que simplesmente não serão usadas. A questão é: em cada splicing, temos remoções de partes diferentes do RNAm, essa diversidade de formas de construir o RNAm "maduro" permite a diversidade no número de proteínas que temos; geramos RNAm "maduros" muuuuito diferenciados. Como depois o RNAm será traduzido, temos a formação das diferentes proteínas pelos ribossomos.
Usuário anônimo:
Sinceramente, fico até em dúvida em responder se é aleatório ou planejado hahaha. De fato, acontece, porém é uma sabedoria tão inata que ocorre hahahah bizarro.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás