O som é proveniente da vibração de um corpo e se propaga no ar a 340 m/s. A
percepção nítida de dois sons distintos pela audição humana exige que eles sejam separados
no mínimo por 0,10s.
Classifique as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F)
I. O som é uma propagação ondulatória transversal ( )
II. No ar, um som de frequência de 200Hz apresenta comprimento de onda de 1,7 m. ( )
III. Denomina-se altura a intensidade do som produzido por determinada fonte sonora. ( )
IV. O timbre é a qualidade que permite distinguir a mesma nota musical emitida por diferentes
instrumentos. ( )
V. O eco só pode ser percebido quando um obstáculo se encontra, no mínimo, a 34 m de onde o
som foi produzido. ( )
Soluções para a tarefa
Resposta:
I. Falsa.
II. Verdadeira
III. Falsa
IV. Verdadeira
V. Falsa
Explicação:
I. Falsa.
O som é uma onda longitudinal, ou seja, ele vibra na mesma direção de sua propagação.
II. Verdadeira
Pela equação geral da ondulatória: V = γ . f, podemos provar se é verdade. A velocidade do som no ar é de 340 m/s. A questão diz, então que o comprimento de um determinado som é 1,7 m e sua frequência é de 200 hz. Vamos ver se é verdadeira a seguinte igualdade: 340 = 200 . 1,7 ==> 340 = 340. É verdade.
III. Falsa
A altura do som é definida pela frequência do som. Sons altos possuem elevada frequência, logo são agudos. Sons baixos, são sons de baixa frequência, logo são sons graves. Nós chamamos de altura, pois se você tocar uma nota grave e sair tocando notas cada vez mais agudas, você terá a sensação de que algo está subindo, mas é o som que vai ficando com maior frequência, daí surgiu a altura do som.
IV. Verdadeira
Mesmo que dois sons possuam a mesma intensidade e mesma frequência, podemos distinguir um som de outro pelo timbre. O timbre diz respeito ao formato da onda.
V. Falsa
Como a questão já disse, para percebemos sons distintos, é preciso que eles chegue com um intervalo de tempo de, no mínimo, 0,1 segundos. Imagine que uma fonte emita um som em direção a um obstáculo. Esse som deve fazer o caminho de ida, bater no obstáculo, refletir e fazer o caminho de volta, sendo percebido pela fonte. Para ser eco, esse som deve fazer todo esse percurso em um intervalo de tempo de, no mínimo, 0,1 segundos. Como vimos, a velocidade do som é de 340 m/s, então podemos encontrar toda a distância que a onda percorre pela equação da velocidade:
340 = x / 0,1 ==> 340 . 0,1 = x => x = 34 metros
Não se engane, esses 34 metros são da ida e da volta, então a distância mínima entre a fonte e o obstáculo é metade disso, ou seja, 17 metros.