“O Sol é menor do que a Terra. Quem duvidará disso se, diariamente, vemos um pequeno círculo avermelhado percorrer o céu, indo de leste para oeste? O Sol s
e move em torno da Terra, que permanece imóvel. Quem duvidará disso, se diariamente vemos o Sol nascer, percorrer o céu e se pôr? A aurora não é o seu começo e o crepúsculo, seu fim? [...] A astronomia, porém, demonstra que o Sol é muitas vezes maior do que a Terra e, desde Copérnico, que é a Terra que se move em torno dele. [...] Ao que parece, há uma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento científico.”
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 449.
De acordo com o texto:
(A)
Quando as pessoas recorrem às certezas cotidianas e tomam como referência apenas o modo como sentem e percebem o mundo, suas observações podem ser parciais.
(B)
As certezas cotidianas são o conhecimento de todos nós, homens comuns; a ciência não se posicionou contra suas "evidências" ou contradisse essa forma de conhecimento tão universal.
(C)
Nossas certezas cotidianas formam um tipo de conhecimento que, por sua utilidade, demonstra-se mais verdadeiro e infalível do que o conhecimento científico.
(D)
Muitas vezes, o conhecimento científico se baseia em aparências e, por ser um conhecimento particular restrito à pequena amostra da realidade, acaba fazendo generalizações apressadas e imprecisas.
(E)
Muito semelhante ao conhecimento resultante de nossas certezas cotidianas, o conhecimento científico se fundamenta apenas no modo como as pessoas intuem o mundo ao seu redor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Alternativa A, moço.
LunaWillyns:
Moça ** ;--------;
Perguntas interessantes