Sociologia, perguntado por brunacmguni, 4 meses atrás

O sociólogo Florestan Fernandes está pensando que o intelectual brasileiro, deve se colocar a serviço do povo na produção de uma consciência de si próprio, uma consciência que o faça conhecer sua condição, os processos históricos que levaram o brasileiro à sua condição de dependente e de superexplorado. Nesse sentido, essa consciência pode desencadear uma revolução que conduza a nação à uma ordem social democrática e um Estado que tenha fundamento na dominação da maioria.

Nos estudos de Florestan Fernandes, qual é o papel do cientista social que está demonstrado de maneira prática? Assinale a alternativa correta:

A) O papel do cientista social está demonstrado na forma de que o real, é compreendido a partir dos cânones teóricos dos clássicos da Sociologia.
B) A perspectiva dialética de Florestan Fernandes, está centrada nas potencialidades dos atores sociais e no conjunto de suas ações, na qual se apresenta uma possibilidade de mudança social e transformação da ordem social autocrática burguesa.
C) Sendo o ponto de partida o real dentro de uma perspectiva funcionalista, a definição dos papeis e das práticas sociais no interior da sociedade, permite uma compreensão orgânica do processo.
D) Sendo o ponto de partida o real dentro de uma perspectiva dialética, a utilização de um corpus teórico diversificado é fundamental para compreensão deste real. (correta)
E) A perspectiva dialética materialista encontra-se exclusivamente na forma da análise, fenomênica por excelência, onde se torna possível o entendimento do particular dentro do universal.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
6

A alternativa D está correta. A sociologia de Florestan Fernandes dialogava sobre a realidade social.

Deste modo, a contribuição de Florestan Fernandes para a sociologia gira em torno da análise dos aspectos sociais do período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.

Por fim, os autores da sociologia desse período, contribuíram para as reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio em relação grande atraso quanto o resto da sociedade.

Perguntas interessantes